


  ARTIGOS | 83H T T P : / / D X . D O I . O R G / 1 0 . 1 4 1 9 5 / 2 1 8 3 - 5 4 6 2 _ 2 9 _ 5

TELEVISÃO E IMPÉRIO: SOBRE A INEXISTÊNCIA DE  
EMISSÕES DA RTP NAS PROVÍNCIAS  

ULTRAMARINAS PORTUGUESAS

TELEVISION AND EMPIRE: ON THE ABSENCE OF  
EMISSIONS OF THE PORTUGUESE TELEVISION STATION 

IN THE OVERSEAS PROVINCES

FRANCISCO RUI CÁDIMA

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA/ FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS/

CIC.DIGITAL E DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

1069-061 LISBOA - PORTUGAL

FRCADIMA@GMAIL.COM

Resumo

Neste texto vamos procurar entender algumas das razões fundamentais que expli-
cam o facto de a televisão nunca ter chegado às colónias portuguesas, quer durante a 
governação de Salazar, quer inclusivamente com Marcello Caetano, apesar de ter sido 
ele o impulsionador da televisão em Portugal. Da análise do contexto político nacional 
e internacional e do confronto com a própria experiência sul-africana, mais determina-
da na sua “iconoclastia” catódica, algumas das conclusões que retiramos conduzem-
-nos a uma pergunta para a qual a própria experiência política e mediática do apartheid 
parece sugerir uma resposta. E que tem a ver com os impactos possíveis de uma outra 
estratégia propagandística televisiva em contexto colonial. Que consequências diversas 
poderia ter tido? Deixemos que seja aqui o próprio leitor a retirar as suas conclusões.

Palavras-chave

Televisão, Salazarismo, Ditadura, Colónias

Abstract

In this text we will try to understand some of the fundamental reasons for the fact that 
television never reached the Portuguese colonies, either during the government of Salazar 
or even with Marcello Caetano, although he was the promoter of television in Portugal. 
The analysis of national and international political context and the confrontation with the 
South African own experience, more determined in its “cathodic iconoclasm”, some of the 
conclusions we draw lead us to a question that the very political and media experience of 
apartheid seems to suggest an answer. And that has to do with the possible impacts of 
another television propaganda strategy in the colonial context. What diverse consequen-
ces could that have had? Let the reader be here him or herself to withdraw its conclusions.
Keywords

Television, Salazarism, Dictatorship, Colonies



84 | MEDIA&JORNALISMO

Introdução

Os estudos no âmbito da história dos média em Portugal têm vindo a desenvol-
ver-se de forma consistente nas últimas décadas, notando-se agora um renovado 
interesse por uma área menos investigada, justamente em torno da questão dos 
média e da experiência colonial, de que, aliás, este volume é prova. A nossa op-
ção para esta breve investigação incide sobre um aspeto muito particular, que, por-
ventura pelo facto de se tratar, de alguma forma, de um “não-acontecimento” no 
contexto das relações do regime com as suas colónias, não tem sido praticamente 
referido nos estudos da área. 

Trata-se, então, de procurar contextualizar o facto do salazar-caetanismo e das 
políticas do regime para o sector dos média terem, desde o final dos anos 50, várias 
vezes pensado em instalar as emissões televisivas regulares nas ditas províncias ul-
tramarinas, sem nunca o terem conseguido efetivamente concretizar. É então sobre 
todo este percurso, sobre a genealogia e as razões desse mesmo “não-aconteci-
mento” – que aliás acompanha praticamente toda a própria história da televisão 
em Portugal – que incide esta investigação.

Com exceção da complexa dinâmica propagandística criada na RTP na se-
quência do início das hostilidades em Angola, em 1961, dando-se assim origem 
à Guerra Colonial, a relação do regime do Estado Novo com o “império”, mais 
propriamente com as suas províncias ultramarinas “integradas” no todo nacio-
nal desde a revisão constitucional de 1951, foi, por assim dizer, um sinal de que, 
sobretudo Salazar, nunca esteve suficientemente convencido de que o elevado 
investimento financeiro e tecnológico numa rede de distribuição de televisão em 
África se justificaria verdadeiramente.

Isto porque, certamente, o regime salazarista não tinha essa convicção profunda 
de que à então África portuguesa sucederia o contrário daquilo que nos inícios dos 
anos 60 tinha ocorrido com todas as colónias africanas das potências europeias – a 
sua autonomia e/ou independência. Esta talvez possa ser uma das explicações mais 
prováveis, forçada pelas próprias circunstâncias políticas – sobretudo pela questão 
do esforço de guerra – e económico-financeiras do regime, para o facto de a tele-
visão da metrópole – a RTP – não ter chegado nunca às províncias ultramarinas.

Resistências ao novo meio televisivo

Digamos que podemos identificar essa razão “política”, por assim dizer, mas 
não podemos evitar discutir uma outra razão complementar desta. Concretamen-
te, no plano comunicacional, a questão do receio do impacto da imagem televisiva 
num contexto de forte controlo político e mediático por parte da potência colonial. 
Contexto que, no plano da política internacional era absolutamente desfavorável 
ao salazarismo. E isto tanto no plano externo, com as grandes nações europeias a 
abdicarem das suas colónias africanas e as organizações internacionais a pressio-
narem o governo português a fazer o mesmo, como no plano interno, com a cada 
vez maior oposição ao regime na metrópole e o arranque dos conflitos bélicos nas 
diversas províncias ultramarinas.

De facto, esse receio por um muito provável descontrolo sobre as imagens tele-
visivas num contexto de opressão colonial, ainda que nunca tenha sido enunciado 
enquanto tal pelos responsáveis do regime, teria seguramente sido ponderado. Sa-



  ARTIGOS | 85

bemos, efetivamente, que Salazar sempre havia mostrado a maior das relutâncias 
em relação à introdução da televisão em Portugal, que nunca se serviu realmente da 
televisão como um instrumento pessoal de propaganda, bem pelo contrário, e que, 
portanto, nunca seria, sem uma mudança radical da sua perceção sobre o fenómeno 
televisivo, que ele soçobraria ao seu convencimento profundo de que os meios de 
comunicação de excelência sempre seriam, para si, a imprensa e a rádio. E esses 
eram – e sempre foram –, mesmo com Marcelo Caetano, os meios dominantes na 
África portuguesa até 1974. Tal como, aliás, viria a suceder curiosamente no caso 
da África do Sul, nos anos 60, como veremos de seguida. 

O caso português, em matéria de resistência e impedimento político ao avan-
ço comunicacional e tecnológico só tinha de facto equiparação, na altura, ao caso 
sul-africano. Veja-se como termo de comparação o que sucedia na altura no regi-
me do apartheid. Este caso é, aliás, paradigmático no âmbito da história dos mé-
dia e dos estudos televisivos.  Ao longo dos anos 60, havia, aliás, uma perceção 
evidente, por parte das forças nacionalistas – e neste caso claramente enunciada 
– de que o início das emissões regulares de televisão na África do Sul conduziria 
rapidamente ao declínio do poder branco nesse país, tendo o novo meio de comu-
nicação sido transformado no verdadeiro “arqui-inimigo” dos interesses Afrikaner 
e da sua política ultra-conservadora. Para além do mais, na perspetiva do regime 
do apartheid, mesmo a programação ocidental podia ser extremamente negativa 
para os interesses nacionalistas:

British and American programmes were not advisable, particularly at the 
time of the Civil Rights movement in the USA. It would not be a good thing to see 
all those Blacks rioting and confronting police forces on the streets of Little Rock, 
Arkansas, and Birmingham, Alabama, when South Africa’s government was advo-
cating co-operation and peaceful separate development of races. (Cros, 1996: 121)

A ideologia da extrema-direita sul-africana, ultra-nacionalista e calvinista, pro-
curava teorizar sobre o tema dos perigos da televisão e sobre as consequências 
imprevisíveis da sua adoção. No início dos anos 60, um dos principais argumentos 
utilizados era o facto de a TV poder afastar as pessoas da igreja, o que poria em 
perigo a sobrevivência da tradição afrikaner, desviando a atenção dos seus mem-
bros para outras referências culturais que lhes seriam estranhas. Pelo contrário, a 
rádio era considerada ajustada ao modelo vigente de uma sociedade de apartheid. 
A televisão era vista também como um perigo moral para a família e a juventude.  
Também era utilizado o argumento do “efeito hipnótico” sobre o público. Mas a ob-
sessão ultra-conservadora atingia as raias do paroxismo quando pretendia que a 
influência liberal americana ou europeia poderia ter efeitos tão perversos na velha 
cultura afrikaner quanto o próprio “imperialismo comunista”, ou poderia inclusive 
conduzir ao fim do domínio branco: 

TV would bring political integration which would, in turn, bring ‘the end of 
the Western civilisation in South Africa, the political eclipse of Whites and every-
thing they have built up over a period of more than 300 years (Giliomee, 1990:42, 
apud Cros 1996:124).



86 | MEDIA&JORNALISMO

Realmente, a África do Sul só em janeiro de 1976 viria a iniciar as emissões 
regulares de televisão, sendo que a transição para uma informação aberta e plu-
ral não se fez sem muitas hesitações e continuados receios ao longo dos anos 80 
(Cádima, 1995), como aliás se pode ver através do caso Nelson Mandela (Toma-
selli, 1993 e 2003), que só viria a ser libertado pelas autoridades sul-africanas em 
1990. No caso sul-africano, são os próprios líderes políticos da altura, nomeada-
mente o primeiro-ministro Hendrik Verwoerd, que fazia comparações dramáticas 
considerando que a televisão teria efeitos nefastos na sociedade sul-africana e 
que seria pior que a bomba atómica, invocando aqui a célebre “boutade” de John 
Appleton, responsável em meados dos anos 50 pelos programas para crianças na 
Australian Broadcasting Commission. Ou o ministro das telecomunicações, Albert 
Hertzog (conhecido então como Dr. No), que postulava que a TV era algo incon-
trolável e que se alguém pretendesse introduzir a televisão na África do Sul, só 
mesmo por cima do seu cadáver isso seria possível... No fundo, tudo se resumia 
a ver o pequeno écran como uma “devil’s own box, for disseminating communism 
and immorality”.1

 
Tentativas abortadas

Voltando ao caso português, refira-se que não sendo conhecidos documentos 
escritos em que o regime se tenha colocado o mesmo tipo de questões e argumen-
tos que os conservadores sul-africanos esgrimiam por essa altura, a verdade é que, 
na prática, e certamente, em teoria, por algumas das mesmas razões em ambos os 
casos, os resultados foram os mesmos, isto é, a televisão só chegaria aos países 
africanos de expressão portuguesa após as independências concedidas por Portu-
gal no pós-25 de Abril.

A resistência do regime ao investimento na tecnologia televisiva para as 
províncias ultramarinas tinha aliás uma outra face no plano do consumo inter-
no. E essa manifestava-se, concretamente, em termos de programação e de 
informação na RTP, a televisão entretanto surgida em Portugal em 1957, após, 
como referimos, Salazar ter resistido ainda por alguns anos à sua instalação no 
país (Cádima, 1996). Mas do que se tratava era essencialmente de uma quase 
ausência absoluta da imagem das províncias ultramarinas, em particular nos 
serviços noticiosos. Onde o “bilhete-postal” turístico poderia coexistir com a 
agenda protocolar governamental na metrópole, ou um mercado popular, ou 
uma festa de folclore local, poderiam ser mostradas no final do alinhamento 
de um qualquer telejornal.

Temos, portanto, uma dupla situação, convergente com um mesmo tipo de ação 
política relativamente às colónias: por um lado, a ausência demasiado ostensiva 
de uma imagem televisiva do império e das colónias, designadamente no que re-
porta ao essencial das práticas informativas: nem cobertura regular dos principais 
acontecimentos nas diferentes províncias, nem correspondentes locais enviando 
notícias e reportagens para Lisboa, nem em geral o contrário, o envio de repórteres 
da metrópole para cobrir eventos locais, fazer reportagem ou documentários sobre 

1  “From devil’s box to diversity: 30 years of SABC television” (2007). Mybroadband, January 7, 
2007. http://mybroadband.co.za/nephp/5299.html. Acedido a 13 de junho de 2016.



  ARTIGOS | 87

a realidade das colónias; por outro lado, o adiamento da instalação da televisão 
nas províncias ultramarinas, o que se viria a eternizar ao longo do tempo, tendo o 
regime caído sem ter conseguido dar esse passo. E isto, não porque os ideólogos 
do regime não tivessem a noção da importância da comunicação e da necessidade 
de uma estratégia mediática que acompanhasse efetivamente o modelo integrador 
e pluricontinental do regime. Veja-se, por exemplo, sobre esse aspeto, Clemente 
Rogeiro (1971: 60): “(…) Urge repensar toda a estrutura das nossas telecomunica-
ções, conscientes de que, na era da eletrónica já iniciada, dispomos de meios para 
superar a descontinuidade territorial em que vivemos e para sermos, finalmente, a 
nação una e indivisível a que aspiramos”.

Refira-se, por exemplo, que pouco após o arranque das emissões televisi-
vas da RTP, há uma primeira decisão sobre a estratégia de implantação do ser-
viço de televisão nas colónias. Em 1959, numa altura em que a instalação da 
rede de distribuição em Portugal não estava ainda concluída, havendo ainda 
poucos recetores registados, não havendo sequer rede na Madeira e nos Aço-
res, são dados os primeiros passos para a instalação da televisão em Angola 
e Moçambique (Cádima, 1996), conforme é dito também no Relatório e Contas 
da RTP de 1959: 

Mais do que nunca a ideia de estender a nossa atividade às Províncias Ultra-
marinas parece impor-se como uma necessidade da maior importância e, pela nossa 
parte, temos o problema estudado. As comparticipações necessárias encontram-se, 
na sua maioria, asseguradas e a fórmula encontrada é muito pouco dispendiosa em 
relação às vantagens que proporciona.2

O que é interessante verificar é que essa primeira manifestação de interesse no 
final dos anos 50, tão claramente afirmativa, garantindo inclusive o financiamento 
da operação, passa rapidamente ao esquecimento, e durante a década de 60 pouco 
mais será dito sobre o assunto. Veja-se que no início da década de 70, o regime está 
a braços sobretudo com o lançamento da televisão na Madeira e Açores. No caso da 
Madeira, a inauguração das emissões aconteceria somente a 6 de agosto de 1972. 
Dizia-se na altura que se iniciava deste modo um “objetivo expansionista” tratando-se 
agora apenas do primeiro serviço que se implantava “fora de território metropolita-
no e que poderá muito bem ser (…) o ponto de partida para a interligação do espaço 
português sob o signo da TV (…)” (Teves e Lopes da Silva, 1971: 186). 

Estranhamente, no caso dos Açores, só a 10 de agosto de 1975, já em plena 
democracia, iriam para o ar as primeiras emissões de televisão naquele arquipé-
lago. Apesar do atraso de três anos em relação à Madeira, a televisão chegou aos 
Açores mais cedo do que se previra e sobretudo porque Ramalho Eanes, na altura 
Presidente da RTP, no final de 1974, muito se empenhou pessoalmente (Teves, 2007: 
127) em resolver esse imbróglio.  

Mais estranhamente ainda, não estava sequer resolvido o problema das emis-
sões regulares de televisão nos Açores e já se faziam promessas para Angola… 
O que veio criar uma situação particularmente desagradável, sobretudo para os 

2  Relatório e Contas da RTP de 1959, pp. 5-6.



88 | MEDIA&JORNALISMO

açorianos que se viam assim discriminados relativamente à pressão que vinha de 
determinados estratos da sociedade angolana, onde os meios de comunicação, 
sobretudo a Rádio, tinham um leque de profissionais que acabaram por fazer esco-
la nos media em Portugal no pós-25 de Abril. E entre os açorianos estava o próprio 
presidente da RTP, Ramiro Valadão… No fundo, era claro que o regime não tinha 
capacidade financeira para acudir a tantas solicitações. Isso aliás já havia sido 
bem enunciado nos anos 60 por um Diretor-Geral da RTP, Barradas de Carvalho 
(1963: 194), que não podia ser mais claro: “Uma organização de televisão como a 
RTP, modestíssima até à miséria em alguns sectores, mesmo defendida das despe-
sas inúteis que as próprias limitações determinam (…)”, não poderia certamente 
“expandir-se”, e a prova disso foi exatamente o atraso do arranque da televisão na 
Madeira e Açores, e, claro, o sempre adiado começo nas colónias. Queixa que Ra-
miro Valadão (1971: 81-82) secundaria mais tarde, embora de forma mais discreta, 
considerando ser necessário um “esforço que ultrapasse a nossa dimensão para 
nos colocar na que resulta da nossa responsabilidade pluricontinental”, sendo que 
“para quem, como nós, importa defender Portugal em vários continentes, temos de 
ter ao nosso dispor meios mais potentes que os demais”.

Uma decisão demasiado tardia

É justamente já em pleno declínio do regime, em 1973, que vamos ter novi-
dades sobre o tema, antecipadas agora pelo Ministério do Ultramar. Em 27 de 
junho de 1973 é publicado pelo ministro do Ultramar, Silva Cunha, o Decreto-Lei 
nº 319/73 que vem permitir ao Governo promover “a constituição de empresas 
para a concessão do serviço público de televisão nos territórios de cada uma 
das províncias ultramarinas”. Diz-se que ouvidos os governos das províncias ul-
tramarinas, a RTP deverá promover a constituição de sociedades anónimas com 
as quais contratará a concessão do serviço público de televisão nos respetivos 
territórios, podendo mesmo ser a própria RTP a assumir a exploração do serviço, 
sendo que a percentagem do capital a repartir entre o Governo da corresponden-
te província e a RTP nunca seria inferior a 51%, sendo o restante distribuído pela 
radiodifusão local e pelo público, em proporção a determinar em cada contrato 
de concessão. A detenção de aparelhos recetores de televisão obrigava ao pa-
gamento da taxa de televisão. 

Nas Bases de concessão, era referido que a concessionária era obrigada a ins-
talar de acordo com os planos e prazos aprovados pelo governador da província, os 
respetivos centros de emissão e/ou de distribuição nas regiões de “maior interes-
se”, tendo também em vista “o interesse manifestado pelo público”. A concessão 
era dada por um período de dez anos. Na Base VII salvaguardava-se a ligação à 
RTP no sentido do estabelecimento de acordos de colaboração e interdependência 
com vista a assegurar a obtenção das “maiores economias de escala”. Finalmente 
a Base X conferia o direito de suspensão do serviço: “sempre que as circunstâncias 
assim o aconselhem, designadamente em caso de guerra ou de emergência grave, 
(o governo) reserva-se o direito de suspender, por tempo indeterminado, o serviço 
concedido” e a Base XIV prescrevia que a “fiscalização em relação aos serviços con-
cedidos será exercida por um delegado do Governo”, ou seja, “quanto a programas”, 
serão os serviços designados para o efeito pelo Governador da província que zelarão 



  ARTIGOS | 89

pelo seu adequado cumprimento. Em caso limite – Base XVI, poderia o Governador 
da província, mediante autorização do ministro do Ultramar, substituir-se tempo-
rariamente à concessionária, “declarando a concessão em estado de sequestro”.

De referir ainda um outro diploma sobre o tema, o Decreto-Lei nº 381/73, de 26 
de julho, também do Ministério do Ultramar, que vem aprovar as normas técnicas 
“a que deveriam obedecer as instalações do serviço público de televisão a preto e 
branco” (Artigo 1.º) nas províncias ultramarinas, de acordo com o estabelecido na 
Conferência Africana de Radiodifusão (Genebra-1963) que atribuiu às províncias ul-
tramarinas portuguesas o sistema «I» (bandas I, III, IV e V) para as respetivas redes 
de televisão. No Artigo 2.º deste decreto promulgado por Américo Thomaz em 9 de 
julho de 1973, era ainda referido que as normas para as “províncias ultramarinas 
portuguesas da Ásia e da Oceânia e as normas técnicas a que deverão obedecer 
as instalações do serviço público de televisão a cores em todos os territórios por-
tugueses do ultramar” seriam oportunamente aprovadas.

Por fim, já após o 25 de Abril, referência ainda para um outro Decreto-Lei, o 
677/74, de 29 de novembro, que aprova as bases relativas à concessão do servi-
ço público de televisão em Angola. No preâmbulo remete-se para o Decreto-Lei 
319/73 (revogando este, na parte aplicável a Angola), que autorizava o Governo a 
promover com a RTP a constituição de sociedades anónimas para a exploração do 
serviço público de televisão. Constatava o governo de Vasco Gonçalves, através do 
ministro da Coordenação Interterritorial, António de Almeida Santos, que o referido 
decreto-lei se revestia “de uma feição demasiado centralizadora, nomeadamente 
no que se refere à vinculação obrigatória à RTP” pelo que havia que publicar novo 
diploma em concordância com as normas previstas para o futuro estatuto político 
de Angola. Assim, o Governo Provisório usando a faculdade conferida pela Lei Cons-
titucional 3/74, decretava “para valer como lei no ultramar” o seguinte (Artigo 1.º): 
“O Governo de Angola (…) promoverá a constituição de uma sociedade anónima 
de responsabilidade limitada com a qual contratará a concessão do serviço público 
de televisão em Angola, nos termos das bases anexas a este diploma”, sendo que o 
capital da sociedade será distribuído de forma a que uma percentagem não inferior 
a 51% pertença ao Governo de Angola. O Artigo 3.º prescrevia, no entanto, que “os 
corpos gerentes da sociedade concessionária do serviço público considerada nes-
te diploma serão constituídos, exclusivamente, por cidadãos portugueses originá-
rios ou naturalizados há mais de dez anos”. As questões do foro jurídico remetiam, 
no entanto, para um tribunal arbitral no âmbito do Tribunal da Relação de Luanda.

No caso angolano, curiosamente, são referidas por algumas fontes breves 
tentativas experimentais de lançamento de emissões televisivas, embora num 
plano muito rudimentar e, naturalmente, à revelia da própria administração colo-
nial. São comummente referidos os casos das emissões no Rádio Clube de Huam-
bo, em 1962, no Rádio Clube de Benguela em 1964, na discoteca Tamar, em Luan-
da, em junho de 1970, e da TVA, em Luanda, em 1973, projeto independente onde 
pontificavam inclusivamente antigos colaboradores da própria RTP, e que terá sido 
responsável pela aprovação urgente, por parte do governo de Marcello Caetano, 
do já referido decreto-lei 319/73.  

Após, portanto, em 1973, o Governo português ter lançado com este decreto as 
bases daquela que seria a concessionária da radiotelevisão de Angola, é constituída 



90 | MEDIA&JORNALISMO

em fevereiro de 1974, a RPA - Radiotelevisão Portuguesa de Angola, tendo como 
acionistas maioritários o Estado de Angola, o Instituto de Crédito de Angola, a RTP 
e várias estações de rádios locais que repartiam entre si 25% do capital (Teves, 
2007a). No entanto, face ao novo regime de transição política entretanto criado, o 
governo português vê necessidade de revogar o decreto de 1973, o que sucede com 
o 677/74 a 29 de novembro de 1974, precisamente no sentido de permitir um serviço 
público de televisão em Angola mais autonomizado, não dependente da RTP. É assim 
que o governo de transição em Angola lança as emissões regulares de televisão a 
18 de outubro de 1975. Após a independência, concretizada em 11 de novembro de 
1975, o governo do MPLA nacionaliza a concessionária em junho de 1976 e introduz 
a alteração na sua designação passando esta a chamar-se TPA - Televisão Popular 
de Angola. Mais tarde, em setembro de 1997, alterada, por sua vez, para empresa 
pública, agora designada Televisão Pública de Angola.

Conclusões

Em conclusão, é então possível constatar que existem, à partida, várias causas 
que poderemos identificar como tendo estado na origem deste “não-acontecimen-
to” no contexto da experiência mediática das colónias portuguesas. Desde logo, 
uma razão de ordem económica-financeira, invocada, em diversos momentos, por 
responsáveis máximos da RTP, questão que terá tido um papel importante no adiar 
da experiência televisiva e da implementação desta tecnologia nas colónias. Há, 
depois, uma razão política e, digamos, também mediática, comunicacional, que 
é fundamentalmente identificada através dos escassos conteúdos emitidos (no-
tícias, reportagens, breves documentários) relativos às províncias ultramarinas, 
e que, sobretudo no período que decorre entre o início das emissões regulares e 
o início da Guerra Colonial, não apresentavam qualquer consistência narrativa, 
nem no plano jornalístico, nem tão pouco no plano propagandístico, demonstran-
do assim a inépcia do regime em matéria de instrumentalização da televisão para 
os seus objetivos políticos. 

A acrescentar à falta de motivação propagandística, instrumental e política 
no início das emissões televisivas da RTP, até ao começa da Guerra Colonial – 
explicadas nas fobias do ditador em relação ao novo media mas que significava 
também um desconhecimento das virtualidades do próprio meio em si, há ainda 
a considerar a questão do “destino das grandes províncias africanas de Angola e 
Moçambique”, ou seja, as hesitações autonomistas e federalistas que por essa 
altura inquietariam tanto Salazar como Marcello Caetano (1977:516), então seu 
ministro da presidência, mas que rapidamente levariam o ditador à obsessão pela 
política de integração. O próprio início da Guerra Colonial, a mobilização do regi-
me na manutenção do “todo pluricontinental” e o esforço financeiro e de guerra 
num conflito de longa duração que se desenvolvia em múltiplas frentes, também 
vieram colocar a questão das emissões televisivas nas colónias fora da agenda do 
regime. E assim permaneceriam até final. Com alguma ironia da história, o próprio 
“fundador” da RTP, Marcello Caetano, apesar da sua forte convicção nas capacida-
des instrumentais da televisão, não conseguiu muito mais do que apenas elaborar 
o decreto-lei (319/73, de 27 de junho) com vista à concessão do serviço público de 
televisão nas colónias. E, mesmo assim, sem consequências.



  ARTIGOS | 91

Bibliografia

Barradas da Silva (1963). “O jornalismo e os modernos meios audiovisuais”, Revista de 
Ciências Políticas e Sociais, Junta de Investigações do Ultramar, nº 60, pp. 177-199.

Caetano, Marcello (1977). Minhas memórias de Salazar. Lisboa: Verbo.
Cros, Bernard (1996) “Why South Africa’s Television is only Twenty Years Old: Debating Ci-

vilisation”, 1958-1969. Alizés, Revue Angliciste de la Réunion, nº 12, “Taboos”, October 
1996, pp. 117-130. http://oracle-reunion.pagesperso-orange.fr/documents/217.html.

Cádima, F. Rui (1995). O Fenómeno Televisivo, Lisboa: Círculo de Leitores.
Cádima, F. Rui (1996). Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa. Lisboa: Presença.
Decreto-Lei nº 319/73, de 27 de junho. Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Obras Pú-

blicas e Comunicações. Diário do Governo n.º 149/1973, Série I de 1973-06-27.
Decreto-Lei nº 381/73, de 26 de julho. Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Obras Pú-

blicas e Comunicações. Diário do Governo n.º 174/1973, Série I de 1973-07-26.
Decreto-Lei nº 677/74, de 29 de novembro. Ministério da Coordenação Interterritorial. Diário 

do Governo n.º 278/1974, 1º Suplemento, Série I de 1974-11-29.
“From devil’s box to diversity: 30 years of SABC television” (2007). Mybroadband, January 

7, 2007. http://mybroadband.co.za/nephp/5299.html. Acedido a 13 de junho de 2016.
Giliomee, H. e Lawrence (1990). From Apartheid to Nation-Building. 2nd ed. (Cape Town: 

Oxford UP, 1990).
“Início da Televisão em Angola” (s/d). Radiodifusão em Angola (1937/1975). http://

angolaradio.webs.com/. Acedido em 14 de junho de 2016.
Relatório e Contas da RTP (1959). Lisboa: RTP.
Rogeiro, Clemente (1971). “A Rádio, factor de unidade nacional”. AAVV, Problemática Na-

cional da Informação. Textos das conferências proferidas no Instituto de Altos Estudos 
Militares. Lisboa, 1971, pp. 37-69.

Teves, Vasco (2007). RTP – 50 anos de história. Lisboa: RTP.
Teves, Vasco (2007a). RTP – 50 anos de história (versão integral em CD) Lisboa: RTP.
Teves, Vasco e Lopes da Silva, M. J. (1971). Vamos falar de Televisão. Lisboa: Livros RTP.
Tomaselli, Keyan & Boster, Bob (1993). “Mandela, MTV, Television and apartheid”, Popular Mu-

sic and Society, Volume 17, Issue 2, 1993, pages 1-19. DOI:10.1080/03007769308591510.
Tomaselli, Keyan & Tomaselli, Ruth (2003) “The Media and Mandela”, Safundi: The Journal 

of South African and American Studies, 4:2, 1-10, DOI: 10.1080/17533170300404204
Torres, Sílvia (2016) (Org.). O Jornalismo Português e a Guerra Colonial. Lisboa: Guerra e Paz.
Valadão, Ramiro (1971). “Problemática da Televisão”. AAVV, Problemática Nacional da In-

formação. Textos das conferências proferidas no Instituto de Altos Estudos Militares. 
Lisboa, 1971, pp. 71-83.


