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https://hdl.handle.net/10316.2/25135
Title: | Concorrência multimercados e comércio internacional | Authors: | Brandão, António Fortunato, Adelino |
Issue Date: | 1995 | Publisher: | Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra | Abstract: | Este artigo tenta formalizar as relações
entre uma empresa instalada num mercado
de produto homogéneo e duas candidatas
à entrada colocadas em posições distintas:
uma empresa multinacional estrangeira e
uma empresa nacional.
Testa-se, sucessivamente, um modelo de
decisão simultânea e um modelo de
decisão sequencial para demonstrar que a
empresa estrangeira entra com mais
facilidade por intermédio da diversificação
geográfica. Ce texte vise à formaliser les relations qui existent entre une entreprise installée sur un marché de produit homogène et deux candidats à l’entrée sur le marché qui se trouvent dans des situations distinctes: une multinationale étrangère et une entreprise nationale. Deux modèles de décision sont successivement testés, l’un simultané, l’autre séquentiel dans le but de démontrer que l’entreprise étrangère entre plus facilement du fait de la diversification géographique. This paper tries the formalization of the relationships between an incumbent in a market of a homogenous product and two entrants in distinct positions: a foreign multinational and a domestic firm. A simultaneous decision model and a sequential one are tested to demonstrate that the foreign firm enters more easily by means of geographic diversification. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/25135 | ISSN: | 2183-203X |
Appears in Collections: | Notas Económicas |
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