Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/26026
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dc.contributor.authorPereira, João-
dc.date.accessioned2013-09-26T11:07:55Z
dc.date.accessioned2020-10-04T14:48:27Z-
dc.date.available2013-09-26T11:07:55Z
dc.date.available2020-10-04T14:48:27Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn2183-203X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/26026-
dc.description.abstractEste artigo tem por objectivo analisar a mobilidade geográfica em Portugal tendo como domínio de referência a distância da deslocação. Tanto quanto é do nosso conhecimento, este é o primeiro trabalho que aborda esta questão em Portugal. A análise é efectuada com base num modelo logit multinomial. Os resultados obtidos mostram que há um conjunto de factores referenciados na literatura que influenciam a decisão individual de mobilidade nomeadamente, a idade, a situação familiar, as diferenças de salários e o desemprego. Contudo, dadas as estimativas que obtivemos para as probabilidades de deslocação, pode-se concluir claramente que este mecanismo está longe de ser uma forma eficaz de ajustamento do mercado de trabalho em Portugal. Neste sentido, são apontadas algumas vias de actuação da política económica que podem melhorar a eficácia deste mecanismo de ajustamento.por
dc.description.abstractCet article a pour objectif d’analyser la mobilité géographique au Portugal, ayant comme point de référence la distance de déplacement. À notre connaissance, ce travail est le premier du genre à aborder cette question au Portugal. L’analyse est effectuée sur la base d’un modèle logit multinomial. Les résultats obtenus montrent qu’il existe un ensemble de facteurs auxquels on fait référence dans ce domaine et qui influencent la décision individuelle de mobilité, en particulier, l’âge, la situation de famille, les différences de salaire et le chômage. Toutefois, étant donné les estimatives que nous avons obtenues pour les probabilités de déplacement, on peut, de toute évidence, conclure que ce mécanisme est loin d’être une manière efficace d’ajustement du marché du travail au Portugal. Pour cette raison on indique quelques voies pour la politique économique qui peuvent améliorer l’effectivité de ce mécanisme d’ajustement.fra
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyse geographic labour mobility in Portugal as a function of the distance of the displacement. To our knowledge, this is the first work making this analysis for Portugal. The empirical work is implemented with a logit multinomial. The results show that there is a set of factors which influence individual mobility decisions, namely, age, family ties, wage differentials and unemployment. However, as the estimated probabilities of dislocation are too low, we conclude that this is not an effective mechanism of economic adjustment in Portugal. Therefore, we suggest some policy changes which can improve the working of this mechanism in Portugal.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra-
dc.titleMobilidade geográfica e distância da deslocação em Portugalpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionNotas Económicas nº 25-
uc.publication.firstPage42-
uc.publication.issue25-
uc.publication.lastPage58-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleNotas Económicas-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/26026/266531/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/26026/266531/manifest-
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item.fulltextWith Fulltext-
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