Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/27422
Title: As aulas e os problemas de filosofia natural do P. Francisco Mendoça SJ
Other Titles: Classes and problems of natural philosophy of P. Francisco Mendoça SJ
Authors: Urbano, Carlota Miranda
Keywords: Franciso Mendoça;Teaching;Jesuits;Science;College of Arts;Francisco Mendoça;Ensino;Jesuítas;Ciência;Colégio das Artes
Issue Date: 2013
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: A autora propõe-se apresentar o De floribus Philosophiae do célebre jesuíta Francisco Mendoça (†1626), que foi professor de Filosofia e reitor no Colégio das Artes em Coimbra nos primeiros anos do séc. XVII. A obra em causa vem publicada num grosso volume que o mesmo Colégio editou depois da sua morte e que teve por título: Viridarium Sacrae et profanae eruditionis ou Jardim de erudição sagrada e profana, um verdadeiro monumento do saber enciclopédico. No De floribus Philosophiae, reúnem-se 47 problemas ou questões que hoje diriam respeito a domínios do saber tão distintos como a geografia e a anatomia, a física e a psicologia, ou a astronomia e a antropologia. A compreensão de um texto desta natureza carece, por isso, de uma abordagem multidisciplinar que não cabe num estudo desta dimensão. No entanto, apresentado na perspectiva do humanista, o texto do P. Mendoça pode oferecer ao cientista matéria para o estudo da história das ciências. É o que nos propomos fazer, seleccionando para o nosso trabalho alguns passos. São de assinalar, entre outros aspectos, o rigor na citação e a variedade de autores citados, desde os antigos clássicos e pagãos aos mais recentes e contemporâneos do mestre que viriam a ser reconhecidos como reputados físicos, astrónomos e matemáticos.
The author presents De floribus Philosophiae written by the famous Jesuit Francisco Mendoça (†1626), professor of Philosophy and rector of the College of Arts in Coimbra in the first years of the XVIIth century. The work was published in a thick volume edited by the said College after the author’s death with the title Viridarium Sacrae et profanae eruditionis a real monument of encyclopaedic knowledge. 47 problemas are presented in De floribus Philosophiae, pertaining to Geography, Anatomy, Physics, Psychology, Astronomy and Anthropology. The text can thus be read as a contribution to the history of science.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/27422
ISSN: 2183-1718
DOI: 10.14195/2183-1718_65_11
Appears in Collections:HVMANITAS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
humanitas65_artigo11.pdf159.92 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.