Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/28244
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLameira, Rosa-
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula-
dc.contributor.authorPereira, José-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2014-01-30T11:25:24Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:51Z-
dc.date.available2014-01-30T11:25:24Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/28244-
dc.description.abstractO presente estudo visa perceber de que forma os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º Ciclo) promovem a Expressão Plástica, como valorizam a interdisciplinaridade e as competências específicas desta área, e que constrangimentos lhe reconhecem. Para tal, observámos esta área curricular em três domínios: como currículo prescrito, nos normativos legais do 1.º Ciclo; como currículo percecionado, nas opiniões e nas planificações dos docentes; e como currículo realizado, através do registo da prática docente em livro próprio (livro de sumários). Pudemos concluir que, apesar de os professores possuírem conhecimento relativamente aos documentos reguladores do currículo nacional, revelam dificuldades na sua operacionalização concreta e mantêm práticas afluentes ou subsidiárias aos conhecimentos pretendidos nas outras áreas. Aponta-se para uma formação que complemente e atualize os conhecimentos sobre as valências da Educação Artística Integrada e, nesse contexto, oriente uma nova didática para a Expressão Plástica.por
dc.description.abstractCet étude vise à comprendre comment les enseignants de l’école élémentaire promeuvent l’expression artistique, comment ils valorisent l'interdisciplinarité et les compétences spécifiques dans ce domaine, et les limites qu’ils lui reconnaissent. À cet effet, on a observé ces programmes d’étude dans trois domaines : le programme tel qu’il est prescrit dans les normes juridiques, la manière comme il est perçu dans les programmes par des opinions et la planification des enseignants, ainsi que la pratique de ces programmes par l'enregistrement des leçons quotidiennes (livre des résumés). On a conclu que, bien que les enseignants possèdent des connaissances relatives aux documents régulateurs nationaux du programme d'études, ils révèlent des difficultés dans la pratique et se maintiennent attachés à des pratiques affluentes et opérationnelles sur la connaissance dans d’autres domaines. Il est important de faire formation complémentaire et actualisée des connaissances en ce qui concerne les valences de l'éducation artistique intégrée et, dans ce contexte, promouvoir une nouvelle didactique pour l'expression artistique.fra
dc.description.abstractThis study has the objective of understanding how Primary School teachers promote Artistic Expression/Arts and Crafts, the importance given to the interdisciplinarity and the specific skills in this area, and the obstacles they face. So, we observed this curricular area in three domains: as a prescribed curriculum within legal regulations of the Primary School; as a perceived curriculum, in teachers’ opinions and planning; and as a performed curriculum by registering teaching practice in its own book (book of lesson summaries). We were thus able to conclude that, although the teachers are familiar with the regulatory documents from the national curriculum, they continue to reveal some difficulties in practical implementation and stick to traditional practices which are related or subsidiary to knowledge sought after in the other areas. It is suggested a specific and concrete training that updates the knowledge of the valences of Integrated Art Education and, in this context, it will guide the teachers into a new didactic to Artistic Expression/Arts and Crafts.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectArt educationeng
dc.subjectArtistic expression/arts and craftseng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectTeachers' perceptionseng
dc.subjectÉducation artistiquefra
dc.subjectL'expression artistiquefra
dc.subjectL'interdisciplinaritéfra
dc.subjectLes perceptions des enseignantsfra
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectExpressão plásticapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectPerceções dos professorespor
dc.titlePerceção dos professores sobre o lugar e a presença da Expressão Plástica na escola do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternativeTeachers’ perception about the place and the presence of the Artistic Expression in primary schooleng
dc.title.alternativePerception des enseignants à propos de la place et la présence de l’Expression Artistique à l’école primairefre
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 46-2-
uc.publication.firstPage49-
uc.publication.issue2-
uc.publication.lastPage67-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume46por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_46-2_3-
uc.publication.orderno4-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/28244/274895/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/28244/274895/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12320528-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
03_perce__o_dos_professores_sobre_o_lugar....pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.