Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/28247
Title: Professores de educação física em Portugal: entre a formação inicial e o exercício profissional
Other Titles: Physical education teachers in Portugal: between initial training and professional practice
Professeurs d’Éducation Physique au Portugal: entre la formation initiale et l’exercice professionnel
Authors: Moreira, José António
Ferreira, António Gomes
Keywords: Physical education;Teachers;Professional practice;Initial training;Éducation physique;Professeurs;Exercice professionnel;Formation initiale;Educação física;Professores;Exercício profissional;Formação inicial
Issue Date: 2012
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: No presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas.
La présente étude a eu pour objectif d’analyser l’image que les professeurs des différentes écoles d’éducation physique au Portugal ont de la relation existant entre leur formation initiale et l’exercice de la profession enseignante, notamment en ce qui concerne la possibilité d’un ajustement, les limitations de cette formation ainsi que les attentes qui en découlent. En ayant recours à une méthodologie qualitative, cette étude s’est centrée sur un groupe de quinze professeurs qui ont suivi leur formation initiale dans les institutions portugaises les plus marquantes du XXe siècle: l’Instituto Nacional de Educação Física, les Escolas Superiores de Educação Física, les Institutos de Educação de Lisbonne et de Porto et les Faculdades de Ciêncas do Desporto e Educação Física. Il en a été conclu que ces professeurs, indépendamment de leur école, considèrent que leur formation initiale, malgré quelques limitations dans certains domaines très spécifiques, les a préparé de manière adéquate à l’exercice de leur activité en tant que professeurs d’éducation physique, et qu’elle a correspondu, dans l’ensemble, à leurs attentes.
In this study, we have sought to analyse the representations that teachers from the various schools of Physical Education in Portugal have of the relationship between their initial training and the teaching practice in terms of its adequacy, limitations of training and expectations. Based on a qualitative methodology, the study focused on a group of fifteen teachers with initial training performed in the most distinguished Portuguese institutions in the 20th century: the National Institute of Physical Education, the Higher Schools of Physical Education, the Colleges of Physical Education of Lisbon and Porto and the Faculties of Sports Sciences and Physical Education. We have concluded that, regardless of their school, teachers feel that their initial training, despite being limited in some very specific areas, has prepared them adequately for practice, and has, in general, met their expectations.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/28247
ISSN: 1647-8614
DOI: 10.14195/1647-8614_46-2_4
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
04_professores_de_educa__o_f_sica_em_portugal....pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.