Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/29556
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMöckel, Christian-
dc.date.accessioned2014-02-18T11:40:43Z
dc.date.accessioned2020-09-24T11:28:16Z-
dc.date.available2014-02-18T11:40:43Z
dc.date.available2020-09-24T11:28:16Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0872-0851-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/29556-
dc.description.abstractNeste artigo, a conexão estrutural que Ernst Cassirer estabelece entre arte e linguagem é elaborada com base nos seus escritos póstumos. Cassirer concebe arte e linguagem como dois modos de pregnância simbólica, isto é, como duas formas simbólicas nas quais a essência da pregnância e da formação simbólica se manifesta. A semelhança estrutural destes dois fenómenos culturais é revelada, por um lado, pelo seu cruzamento indissolúvel com a percepção, sendo atribuído à percepção sensível, por princípio, um carácter de pregância simbólica e valor simbólico. Por outro lado, esta similaridade é provada pelas deformações patológicas que envolvem a perda da capacidade de simbolização nos níveis da percepção, linguagem e realização estética. O artigo termina com a questão de saber até que ponto Cassirer atribui um estatuto privilegiado à forma simbólica da linguagem.por
dc.description.abstractIn this paper, the structural connection which Ernst Cassirer establishes between art and language is elaborated on the basis of his posthumous writings. Cassirer conceives art and language as two ways of symbolic pregnance, that is, as two symbolic forms in which the essence of pregnance and of symbolic formation manifests itself. The structural similarity of these two cultural phenomena is revealed, on the one hand, by their indissoluble entanglement with perception, sensuous perception being attributed on principle with the characteristic of symbolic pregnancy and symbolic value. On the other hand, this similarity is proven by pathologic deformations which entail the loss of the ability to symbolize on the levels of perception, language and aesthetic achievement. The paper ends with the question about the degree to which Cassirer gives a privileged status to the symbolic form of language.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos-
dc.subjectArteng
dc.subjectInternal connectioneng
dc.subjectStructures of meaning / order of significanceeng
dc.subjectSymbolical formeng
dc.subjectSimbolical formationeng
dc.subjectConfiguration of symbolseng
dc.subjectFunction of expression / representationeng
dc.subjectIndestructibilityeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectWork cultureeng
dc.subjectLanguage pathologyeng
dc.subjectAwarenesseng
dc.subjectMeaningfulnesseng
dc.subjectArtepor
dc.subjectConexão internapor
dc.subjectEstruturas de significado/ordem de significadopor
dc.subjectForma simbólicapor
dc.subjectFormação simbólica/configuração de símbolospor
dc.subjectFunção de expressão/de representaçãopor
dc.subjectIndestrutibilidadepor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectObra de culturapor
dc.subjectPatologia de linguagempor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectPregnânciapor
dc.titleArte e linguagem como duas formas simbólicas nas obras póstumas de Ernest Cassierpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Filosófica de Coimbra vol. 20, nº 40-
uc.publication.firstPage325-
uc.publication.issue40-
uc.publication.lastPage336-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Filosófica de Coimbra-
uc.publication.volume20por
dc.identifier.doi10.14195/0872-0851_40_2-
uc.publication.orderno3-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/29556/241386/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/29556/241386/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11641903-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Filosófica de Coimbra
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rfc40_artigo3.pdf4.82 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.