Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/29859
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Jorge Ávila de-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2014-03-12T10:44:09Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:26Z-
dc.date.available2014-03-12T10:44:09Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0870-418X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/29859-
dc.description.abstractA analise de conteúdo e uma técnica muito invocada e utilizada nas ciências sociais e humanas, incluindo as ciências da educação, mas raramente desenvolvida de forma adequada. No presente texto, defende‑se a necessidade de uma abordagem mais sistemática e rigorosa a esta análise e propõem‑se soluções técnicas para algumas das principais situações com que os analistas de conteúdo se deparam. O texto inclui recomendações metodológicas relativas a diversos aspetos deste tipo de trabalho e uma lista de verificação que permite aos investigadores determinarem em que medida as suas análises se pautam por critérios de rigor neste domínio.por
dc.description.abstractL’analyse de contenu est une technique très invoquée et utilisée dans les sciences sociales et humaines, incluant les sciences de l’éducation, mais elle est rarement développée de façon correcte. Dans ce texte, on défende la nécessitée d’une approche plus systématique et rigoureuse a cette analyse et on propose des solutions techniques pour quelques situations principaux que les analystes de contenu rencontrent. Le texte inclut recommandations méthodologiques relatives a divers aspects de ce type de travail et une liste de vérification qui permet aux chercheurs déterminer en quelle mesure ses analyses se conforment aux critères de rigueur en cet domaine.fra
dc.description.abstractContent analysis is a technique that is very often referred to and used in the social and human sciences, namely in educational research, but it is rarely performed in an adequate way. This paper argues for a more systematic and rigorous approach to this type of analysis and proposes technical solutions for some of the main situations with which content analysts confront themselves. This paper includes methodological recommendations with respect to several aspects of this kind of work and includes a checklist that allows researchers to determine the extent to which their analyses meet criteria of rigour in this domain.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectContent analysiseng
dc.subjectReliabilityeng
dc.subjectCohen's kappaeng
dc.subjectAnalyse de contenufra
dc.subjectFiabilitéfra
dc.subjectKappa de Cohenfra
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectFiabilidadepor
dc.subjectKappa de Cohenpor
dc.titlePor uma análise de conteúdo mais fiávelpor
dc.title.alternativeA case for a more reliable content analysispor
dc.title.alternativeVers une analyse de conténu plus fiablepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 47-1-
uc.publication.firstPage7-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage29-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume47por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_47-1_1-
uc.publication.orderno2-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/29859/274663/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/29859/274663/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12315907-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Portuguesa de Pedagogia
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1_por_uma_an_lise_de_conte_do_mais_fi_vel.pdf314.85 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.