Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/29869
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dc.contributor.authorMoio, Isabel Sofia Fernandes-
dc.contributor.authorMendes, Ana Catarina Pereira-
dc.contributor.otherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2014-03-13T15:24:51Z
dc.date.accessioned2020-10-06T15:28:43Z-
dc.date.available2014-03-13T15:24:51Z
dc.date.available2020-10-06T15:28:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1647-8614-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/29869-
dc.description.abstractAs mudanças que se têm registado na regulação das políticas públicas em educação apresentam repercussões nas políticas de educação e formação de adultos, no sentido da descentralização de poderes, da territorialização e da valorização do local. As estratégias inerentes ao Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências respeitam estes princípios ao valorizarem as aprendizagens localmente construídas, num sério compromisso com os adultos. Apresentam‑se, neste artigo, os resultados obtidos através da administração de um questionário sobre a participação de um grupo de adultos do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Jaime Cortesão no Projeto “Hábitos Culturais, Outros Públicos, Outras Oportunidades”, resultante de um trabalho conjunto entre aquele Centro e o Teatro Académico de Gil Vicente. Através dos dados recolhidos foi possível concluir que os adultos aprendem mais quando envolvidos em atividades significativas e localmente construídas, o que se coaduna com os pressupostos subjacentes à designação de “Cidade Educadora”.por
dc.description.abstractLes changements survenus de la régulation des politiques publiques en matière d'éducation présentent des répercussions sur les politiques d'éducation et de formation des adultes, dans le sens de la décentralisation des pouvoirs, de la territorialisation et de la valorisation locale. Les stratégies inhérentes au Processus de Reconnaissance, Validation et Certification de Compétences respectent ces principes en valorisant les apprentissages construites localement, dans un engagement sérieux envers les adultes. On présente dans cet article les résultats de l'administration d'un questionnaire sur la participation d'un groupe d'adultes du Centre Nouvelles Opportunités (CNO) du Lycée Jaime Cortesão dans le projet "Habitudes culturelles, d'autres publics, d'autres opportunités", résultant d'un travail commun entre ce Centre et le Théâtre Académique de Gil Vicente. Grâce aux données recueillies il fut possible conclure que les adultes apprennent plus lorsqu'ils sont engagés dans des activités significatives et locales, ce qui est conforme aux présupposés sous‑jacents à la désignation de «Ville Éducatrice».fra
dc.description.abstractThe changes that have occurred in the regulation of public policies in education have repercussions on the legislation regarding the education and training of adults, towards the decentralization of powers, territorialisation and valorization of the place. The strategies inherent to the process of Recognition, Validation and Certification of Competencies observe these principles by valorizing the locally built learning, in a serious commitment to the adults. This paper presents the results obtained by means of a questionnaire concerning the participation of a group of adults from the New Opportunities Centre of the Secondary School of Jaime Cortesão in the Project "Cultural Habits, Other Audiences, Other Opportunities", resulting from a joint work between that centre and the Academic Theatre of Gil Vicente. The data collected allowed the conclusion that adults learn more when they are engaged in meaningful activities and locally constructed, which is consistent with the assumptions underlying the designation of "Educating City".eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectAdult educationeng
dc.subjectProcess of Recognition, Validation and Certification of Competencieseng
dc.subjectEducating cityeng
dc.subjectTerritorialisationeng
dc.subjectGovernanceeng
dc.subjectÉducation des adultesfra
dc.subjectProcessus de Reconnaissance, Validation et Certification de Compétencesfra
dc.subjectVille éducatricefra
dc.subjectTerritorialisationfra
dc.subjectGouvernancefra
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectProcesso de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competênciaspor
dc.subjectCidade educadorapor
dc.subjectTerritorializaçãopor
dc.subjectGovernaçãopor
dc.titleCidade educadora e hábitos culturais: outros públicos, outras oportunidadespor
dc.title.alternativeEducating city and cultural habits: other audiences, other opportunitiespor
dc.title.alternativeVille éducatrice et habitudes culturelles: d'autres publics, d'autres opportunitéspor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Portuguesa de Pedagogia 47-1-
uc.publication.firstPage87-
uc.publication.issue1-
uc.publication.lastPage107-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Portuguesa de Pedagogia-
uc.publication.volume47por
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_47-1_5-
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/29869/274839/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/29869/274839/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12319551-
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