Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/29889
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Jacinta | - |
dc.contributor.author | Morais, Carla | - |
dc.contributor.author | Paiva, João | - |
dc.contributor.other | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (ed. lit.) | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-25T15:46:56Z | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T15:28:45Z | - |
dc.date.available | 2014-03-25T15:46:56Z | |
dc.date.available | 2020-10-06T15:28:45Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 1647-8614 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/29889 | - |
dc.description.abstract | Uma das vertentes de mudança na educação passa pela transformação desta num processo de comunicação autêntico, aberto e franco. Não só entre professores e alunos mas também incluindo todos os restantes intervenientes no processo educativo e os encarregados de educação, muito em particular. Só se aprende profundamente dentro de um contexto comunicacional participativo, interactivo e vivencial. As TIC podem, neste contexto, ser uma preciosa alavanca. Na comunicação virtual, estabelecem-se comunidades de aprendizagem, sustentáveis por alguns pilares provenientes das ideias de Thomas Gordon. Este autor coloca de forma muito simples e operacional preceitos da inteligência emocional e de psicologia humanista ao serviço da educação. As suas sugestões foram depois estendidas à escola, tendo fornecido pistas interessantíssimas para a “negociação” afectiva entre alunos, professores e encarregados de educação. Tal contexto pode favorecer a qualidade e quantidade de comunidades digitais em ambiente educativo. | por |
dc.description.abstract | Un des facteurs de changement en éducation implique que celle-ci soit davantage un processus de communication authentique, ouvert et clair, pas seulement entre les enseignants et les élèves, mais aussi parmi tous les intervenants au processus éducatif, incluant, en particulier, les parents. On n’apprend qu’à l’intérieur d’un contexte communicationnel participatif, interactif et existentiel. Les technologies de la communication peuvent être un précieux auxiliaire / instrument, en ce contexte. Dans la communication virtuelle, des communautés d’apprentissage s’établissent, soutenues par les piliers provenant des idées de Thomas Gordon. Cet auteur a mis de façon simple et opérationnelle les règles de l’intelligence émotionnelle et celles de la psychologie humaniste au service de l’éducation. Ses suggestions ont été transposées à la communauté éducative, ouvrant de très intéressantes voies à la “négociation” affective entre les élèves, les enseignants et les parents. Cette approche peut favoriser aux contextes éducationnels la qualité et la quantité des communautés digitales. | fra |
dc.description.abstract | One of the changes in education involves its transformation through a process of real communication, open and truthful. Not only between teachers and students but also between them and all the intervenients in the education process, particularly parents. You can only learn deeply, within a participating, interactive and existential communicational context. The ICT can be, in this context, a valuable lever. In virtual communication, learning communities are established, sustained by some of Thomas Gordon’s ideas. This author puts on a very simple and operational way, precepts of emotional intelligence and of humanist psychology concerning education. His suggestions were then used in schools, which supplied very interesting clues for the affection “negotiation” between students, teachers and parents. Such a context may promote the quality and the amount of digital communities in educational environment. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.title | Contribuições de Thomas Gordon para a sustentação de comunidades escolares em ambiente digital | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Revista Portuguesa de Pedagogia 42-3 | - |
uc.publication.firstPage | 177 | - |
uc.publication.issue | 3 | - |
uc.publication.lastPage | 192 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Revista Portuguesa de Pedagogia | - |
uc.publication.volume | 42 | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/1647-8614_42-3_10 | - |
uc.publication.orderno | 11 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/29889/274859/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/29889/274859/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/12319979 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
contribuicoes_de_thomas_gordon_para_a_sustentacao_de_comunidades_escolares_em_ambiente_digital.pdf | 686.33 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.