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https://hdl.handle.net/10316.2/30143
Title: | Contexto socio‑económico e o conhecimento sobre Economia | Authors: | Varum, Celeste Amorim Ferreira, Abigail |
Issue Date: | 2013 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | A presente crise veio relançar os temas
económicos para o centro da vida
quotidiana das famílias. As crianças estão
também em constante interação com o
ambiente no qual estão inseridas e, a
partir dessas interações, vão
estabelecendo as suas perceções da
realidade, e sentem à sua escala os efeitos
dos desenvolvimentos económicos
recentes. O entendimento das crianças
sobre a economia e realidade que as
rodeia poderá ter também um impacto na
forma como as famílias decidem e
escolhem. Apesar da relevância da criança
enquanto elemento participante da
unidade de decisão familiar, e da
necessidade de, desde muito cedo, se
criarem as bases do que será um adulto
ativo num futuro próximo, a análise da
literacia das crianças tem sido
relativamente negligenciada na literatura.
Assim, o presente estudo analisa o nível
de conhecimentos e interesse de um
grupo de crianças Portuguesas em relação
à economia. Investiga‑se
adicionalmente o
efeito do contexto familiar e escolar da
criança no seu grau de conhecimento
sobre as questões económicas. A análise
empírica baseia‑se
em dados recolhidos
por questionário a um total de 587
crianças portuguesas.
Os resultados permitem concluir que, por
um lado, as crianças mostram, na sua
generalidade, forte interesse nestes temas
e expressam vontade de saber mais sobre
os mesmos. Por outro lado, os resultados
demonstram que as crianças possuem
conhecimentos limitados sobre assuntos económicos, existindo logo em tenra idade
elevada variabilidade entre elas. A
variabilidade do conhecimento de natureza
económica aparece significativamente
explicada por atributos individuais e de
escola, mas, preponderantemente pelo
contexto familiar. Cette crise a placé les questions économiques dans le centre de la vie quotidienne des familles. Les enfants sont également en constante interaction avec l'environnement dans lequel ils opèrent, et de ces interactions, établiront leurs perceptions de la réalité, et ressentir les effets de l'échelle de l'évolution économique. La compréhension des enfants sur l'économie et la réalité qui les entoure peut aussi avoir un impact sur la façon dont les familles décider et de choisir. Malgré la pertinence de l'enfant comme un agent décideur au sein de la famille, et la nécessité de cet âge afin de créer les fondations de ce qui sera un adulte actif dans un avenir proche, ce groupe de discussion a été relativement négligé par l'académie en Europe. Cette étude analyse le niveau de connaissance et de l'intérêt d'un groupe d'enfants en ce qui concerne l'économie. Enquêter en outre l'effet des antécédents familiaux et scolaires au niveau des enfants connaissances sur les questions économiques. L'analyse empirique est basée sur les données recueillies par questionnaire pour un total de 587 enfants portugais. Les résultats indiquent que, d'une part, les enfants montrent, en général, intérêt à ces questions et, en général, exprimant la volonté d'apprendre plus sur eux. D'autre part, les résultats montrent que les enfants ont une connaissance limitée au niveau des affaires économiques. La variabilité dans le niveau de connaissances en économie apparaît significativement expliquée par des variables individuelles et scolaires, mais surtout par le contexte de la famille. The present crisis brought the economic issues to the center of the families’ daily life. The children are also in constant interaction with the environment in which they operate, and, from these interactions, establish their perceptions of reality and feel the effects of the economic developments. Children understanding about economics and about the reality that surrounds them may also have an impact on how families decide and choose. Despite the relevance of the child as decision‑maker within the family, and the necessity to create the foundations of what will be an active adult in the near future, this focus group has been relatively neglected by the academy in Europe. Thus, this study analyzes the level of knowledge and interest of a group of children about economics. It investigates further the effect of individual, household and school contexts on child's level of knowledge on economic issues. The empirical analysis is based on data collected by questionnaire to a total of 587 Portuguese children. The results indicate that, on one hand, children show, in general, strong interest in these issues and, in general, willingness to learn more about them. On the other hand, the results show that children have limited knowledge about economic aspects, and that there is at this early age high variability between them. The variability in the level of knowledge in economics appears significantly explained by individual variables and school, but mainly by the household context. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/30143 | ISSN: | 2183-203X | DOI: | 10.14195/2183-203X_38_2 |
Appears in Collections: | Notas Económicas |
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