Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/30219
Title: Marketing territorial e imagem: o caso da Ilha Graciosa
Other Titles: Marketing Territorial et de l`image: le cas de l`île Graciosa
Territorial Marketing and Image: the case of Graciosa island
Authors: Espínola, Paulo
Fernandes, João Luís Jesus
Keywords: Marketing territorial;Image;Île Graciosa;Territorial marketing;Image;Graciosa Island;Marketing territorial;Imagem;Ilha Graciosa
Issue Date: 2013
Publisher: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Departamento de Geografia
Abstract: Numa época de incertezas, aumento das mobilidades espaciais e crescente desregulação, é importante fazer uma reflexão estratégica e perspetivar o futuro dos lugares. O espaço geográfico estudado – a ilha Graciosa – é um território nacional remoto que, pela sua insularidade, apresenta alguns constrangimentos, desde logo resultantes das distâncias médias a percorrer. Contudo, a posição geográfica e a respetiva condição insular, podem apresentar as mais-valias de lugares que se associam às imagens idealizadas de felicidade e bem-estar. O objetivo principal desta comunicação passa por avaliar a capacidade de uma (possível) estratégia de marketing territorial como forma de potenciar a imagem da ilha Graciosa numa perspetiva de desenvolvimento local. Em termos metodológicos, para além da pesquisa bibliográfica e de entrevistas a agentes locais, tira-se partido de um inquérito colocado a um universo de população não açoriana.
Dans une époque d’incertitude, d’augmentation des mobilités spatiaux et de croissante dérégulation, c’est im- portant de faire une réflexion stratégique et de mettre en perspective l’avenir des endroits. L’espace géographique étudié – l’île Graciosa – est un territoire national éloigné qui, par son insularité, présente certaines contraintes, aussitôt résultant des distances moyennes à parcourir. Cependant, la position géographique et la respective condition insulaire, peuvent présenter les profits des lieux qui s’associent aux images idéalisées de bonheur et bien-être. L’objectif princi- pal de cette communication passe par évaluer la capacité d’une (possible) stratégie de marketing territorial comme forme de potentialiser l’image de l’île Graciosa dans une perspective de développement local. En termes méthodologi- ques, au de-là de la recherche bibliographique et des interviews aux agents locaux, se profite d’une enquête appliquée dans un univers de population pas açoréenne.
In a time of uncertainty, increase in spatial mobility and rising deregulation is important a major strategic reflec- tion by approaching the future of places. The studied geographical area - Graciosa island - is a remote national territory which presents some constraints due to its insularity and the average distances involved. Nevertheless, the geographical position and its corresponding insular condition can present the value of places associated with idealised images of ha- ppiness and well-being. The main goal of this communication is to assess the ability of a (possible) territorial marketing strategy as a way to strengthen Graciosa’s image in order to achieve local development. In methodological terms in addition to the bibliographic research and the interviews to local agents we use a survey presented to an universe of population not born or living in Azores.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/30219
ISSN: 0871-1623
DOI: 10.14195/0871-1623_32_16
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