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https://hdl.handle.net/10316.2/31344
Title: | Paleontólogas descortinando os dinossauros e dragões de Pedro Bandeira | Other Titles: | Paleontologists uncovering the dinossaurs and dragons of Pedro Bandeira | Authors: | Nogueira, L. L. M. Hessel, M. H. |
Keywords: | Dinosaurs;Dragons;Children’s literature;Brazil;Pedro Bandeira;Dinossauros;Dragões;Literatura infantojuvenil;Brasil;Pedro Bandeira | Issue Date: | 2012 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/24405 | Abstract: | This paper analyzes the book written by the Brazilian writer Pedro Bandeira
titled ‘O dinossauro que fazia au‑au’, published in 1983. At about 100 pages, the book tells
the story of a boy who, to get his dinosaur recognized by the society, had to disguise it in a
dragon. Until the end of the nineteenth century, when dinosaurs were recognized as such,
and mid‑twentieth century, when children’s literature became accessible to large masses, the
dragons were sovereign in the children’s imagination, representing the challenges to be overcome
to obtain a treasure. In our technological age, the dragons gave rise to dinosaurs (their
existence can be scientifically proven) as representatives of this archetype. The book presents
the longing of every child who perceives differently to be accepted into the adult world. This
is the first book of children’s fiction about dinosaurs from a Brazilian writer, showing correct
and up to date information about the fossils, and gently reminding the academy of the importance
of disseminating the Paleontology accessible to children and young people. Este trabalho analisa o livro do escritor brasileiro Pedro Bandeira intitulado O dinossauro que fazia au‑au, publicado inicialmente em 1983. Em cerca de 100 páginas, este livro narra a história de um menino que, para ter seu dinossauro reconhecido pela sociedade, teve que disfarçá‑lo de dragão. Até o final do século xix, quando os dinossauros foram reconhecidos como tal, e meados do século xx, quando a literatura infantojuvenil se tornou acessível às grandes massas, os dragões eram soberanos no imaginário infantil, representando desafios a serem vencidos para obter um tesouro. Na era tecnológica que vivemos, os dragões cederam lugar aos dinossauros (pois sua existência pode ser cientificamente comprovada) como representantes deste arquétipo. O livro representa o anseio de toda a criança, que se percebe diferente, de ser aceita no mundo adulto. O dinossauro que fazia au‑au apresenta um dragão, um desafio a ser vencido para que o desenvolvimento social da criança possa alcançar novos patamares. Este é o primeiro livro infantojuvenil de autor brasileiro a falar de dinossauros, apresentando informações corretas e atualizadas sobre os fósseis, e delicadamente lembrando à academia da importância de se divulgar a Paleontologia de modo acessível às crianças e jovens. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31344 | ISBN: | 978-989-26-0533-3 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0533-3_3 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono |
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