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https://hdl.handle.net/10316.2/31383
Title: | Nota preliminar sobre o desenvolvimento de uma base de dados a disponibilizar online para o ensino e divulgação da geologia: a Coleção Nacional de Mineralogia do Museu Geológico | Other Titles: | Preliminary note on the development of a online database for teaching and dissemination of geology: the Mineral Collection of the Portuguese Geological Museum | Authors: | Marta, P. A. Sequeira, J. M. Simão, J. A. Leal, N. |
Keywords: | Database;Internet;National Mineralogy Collection;ICT;Geological Museum;Teaching and Dissemination of Geology;Base de Dados;Internet;TIC;Coleção Nacional de Mineralogia;Museu Geológico;Ensino e Divulgação da Geologia | Issue Date: | 2012 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/24405 | Abstract: | Science museums are usually seen as spaces for the dissemination of scientific
knowledge. Nevertheless, they are also spaces for creating new knowledge and training scientists
(DELICADO, 2008). Regarding the dissemination of the scientific knowledge, internet is a new
way for easy and continuous update of the information, approaching the user and the museum,
overcoming the physical, geographic and temporal barriers (PINHO, 2007). Moreover, Information
and Communication Technologies (ICT) make the work of inventorying, cataloguing, collection
management and dissemination quite easy. Regarding this, ICT are useful and dynamic tools
for the generation and circulation of teaching resources on the national mineralogy collection of
the Geological Museum most of which are stored and inaccessible to the general public. Being the
minerals heap composed by hundreds of samples, the development of a relational database seems
to be the best way of compiling, organizing and reaching the information produced by the minerals
characterization. So, using the basic features of Microsoft Access database along with some
elementary scripts in Visual Basic it will be possible to access the multiple information generated
for each mineral. By this means, students, teachers and general public can access all the data using
an interactive platform which enhances the Geology teaching and dissemination opportunities. Os museus de Ciência são geralmente encarados como espaços de difusão do conhecimento científico. No entanto, são igualmente espaços de criação de conhecimento científico (investigação) e de formação de cientistas (ensino) (DELICADO, 2008). No que concerne à difusão do conhecimento científico, a internet permite uma atualização fácil e contínua da informação e uma aproximação entre o utilizador e a instituição, baseada na transposição das barreiras físicas, geográficas e temporais (PINHO, 2007). Por outro lado, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas aos museus facilitam o trabalho de inventariação, catalogação e gestão das coleções, bem como a difusão e partilha desse mesmo trabalho. Neste contexto, considera‑se que as TIC são uma ferramenta útil e dinâmica para a criação e difusão de conteúdos pedagógicos relacionados com a coleção de minerais nacionais do Museu Geológico de Lisboa, cuja maior parte se encontra em reserva, inacessível ao público em geral. Sendo o acervo constituído por centenas de amostras, a criação de uma base de dados relacional afigura‑se a melhor forma de compilar, organizar e aceder à informação gerada pela caracterização dos minerais. Assim, a partir da construção de tabelas, estruturação de um esquema de relações entre estas, consultas, formulários e algumas instruções elementares em Visual Basic, a base de dados em Microsoft Access permitirá o acesso múltiplo à informação de cada mineral. Desta forma, alunos, professores e público em geral poderão aceder aos dados através de uma plataforma interativa, aumentando o alcance do ensino e da divulgação da Geologia. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31383 | ISBN: | 978-989-26-0533-3 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0533-3_23 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono |
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