Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31411
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDeus, J. A. S.
dc.contributor.authorBarbosa, L. D.
dc.contributor.authorTubaldini, M. A. S.
dc.date.accessioned2014-06-20T08:33:35Z
dc.date.accessioned2020-09-18T16:45:35Z-
dc.date.available2014-06-20T08:33:35Z
dc.date.available2020-09-18T16:45:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-989-26-0533-3 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/31411-
dc.description.abstractThere is a remarkable process in progress, in which cultural questions are showing a significant revival in worldwide political dynamics and recently developed innovative scientific approaches. Geological aspects are also involved in such processes. These are the essential questions at issue in our research. The methodological tools adopted in this study included: bibliographical research; fieldworks and interviews in loco; data systematization; critical analysis and reflection on the obtained information. In Brazilian classical mining areas, as Minas Gerais and Goiás states, for example, we can see, actually, a huge influence of geological concepts, themes and practices in regional historical processes and cultural heritage issues. New links between geological monuments and trails and ecotourism, are also being increasingly built nowadays. On the other hand, interactions between Geology and Architecture rebirth and are reestablished in historical sites as, for example, Ouro Preto and other peculiar ancient towns situated at the Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais/Brazil. It’s worthy to recognize, by the way, that Geosciences teaching practices must be closely linked with sustainable development models and concepts issues.eng
dc.description.abstractHá um processo perceptível, hoje em curso, em que se observa que as questões culturais vão assumindo significativo papel na dinâmica política em escala mundial e nos debates científicos mais inovadores, travados nas últimas décadas. Aspectos geológicos também estão envolvidos nesses processos. E são fundamentalmente essas questões que nossa investigação se propõe a abordar. Os procedimentos metodológicos aí adotados incluíram: pesquisa bibliográfica, reconhecimentos de campo, entrevistas com representantes dos segmentos sociais locais; sistematização/contextualização dos dados; análise e reflexão críticas sobre as informações obtidas. Nas regiões de antiga mineração do Brasil, como Minas Gerais e Goiás, podemos perceber de fato, grande influência de conceitos, temas e práticas associados à Geologia, incidentes nos processos históricos e relacionadas ao patrimônio cultural local. Novos vínculos entre as problemáticas concernentes aos monumentos e trilhas geológicas e o ecoturismo estão também sendo aí estabelecidos hoje em dia. Por outro lado, interações entre os campos de conhecimento geológico e arquitetônico vão sendo reestabelecidas em sítios históricos como Ouro Preto e outras cidades situadas no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, no Brasil. Todas essas questões demandam do educador um esforço no sentido de tentar acoplar o ensino das Ciências da Terra às proposições/ações direcionadas ao Desenvolvimento Sustentável.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/24405por
dc.rightsopen access-
dc.subjectGeosciences and Cultureeng
dc.subjectGeology and Cultural Heritageeng
dc.subjectGeology and Sustainable Tourismeng
dc.subjectGeological Monumentseng
dc.subjectGeociências e Culturapor
dc.subjectGeologia e Patrimônio Históricopor
dc.subjectGeologia e Turismo Sustentávelpor
dc.subjectMonumentos Geológicospor
dc.titleO papel das geociências no contexto “pós‑moderno” de revalorização da culturapor
dc.title.alternativeThe role of geosciences in "post-modern" context of revalorization of the cultureeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage393-
uc.publication.lastPage402-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0533-3_41-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno41-
uc.publication.areaCiências Naturaispor
uc.publication.bookTitlePara aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/31411/218741/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/31411/218741/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11296314-
uc.publication.parentItemId52123-
uc.itemId71892-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
41-para_aprender_com_a_terra_v.f..pdf554 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.