Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31568
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pita, António Pedro | |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T10:57:32Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-19T13:21:38Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T10:57:32Z | |
dc.date.available | 2020-09-19T13:21:38Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0199-1 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/31568 | - |
dc.description.abstract | Em Pour Marx, a obra de Louis Althusser intensamente lida, comentada e parafraseada também em Portugal, sobretudo em alguns meios universitários a seguir ao 25 de Abril, um capítulo parece ter sobrevivido incólume às tempestades hermenêutico- políticas: «Le “Piccolo”, Bertolazzi e Brecht (Notes sur un théâtre matérialiste)». Como esta incursão no teatro fosse estranha à reinterpretação do marxismo de que Pour Marx lançou os fundamentos, o texto motivou unicamente (se motivou) leituras rápidas e silenciosas, sem consequência teórica nem ressonância pública. A presente comunicação não pretende interpretar esse silêncio, nem determinar o seu lugar entre a rasura e o desconhecimento. Pretende reler o texto hoje porque há boas razões para considerar que se trata do «verdadeiro centro geométrico e teórico do livro». A crítica volve-se, num primeiro momento, para a problematização dos conceitos de consciência e de consciência de si – problematização que pertence às operações conceptuais no interior de Pour Marx bem como ao aprofundamento do estatuto das ciências humanas e da importância da psicanálise, que Althusser desenvolve, ao mesmo tempo, em textos que deixou dispersos | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/2952 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Crítica | por |
dc.subject | Consciência | por |
dc.subject | Filosofia da história | por |
dc.subject | Althusser | por |
dc.subject | Ideologia | por |
dc.title | Releitura de Althusser: o teatro no centro da teoria | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 17 | - |
uc.publication.lastPage | 20 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-0199-1_1 | - |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 1 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | por |
uc.publication.bookTitle | Outros combates pela história | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/31568/221519/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/31568/221519/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11335507 | - |
uc.publication.parentItemId | 53139 | - |
uc.itemId | 72443 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Outros combates pela história |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2-ant_nio_pedro_pita.pdf | 591.59 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.