Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31618
Title: História empresarial: da monografia apologética ao instrumento de gestão estratégica
Authors: Mendes, José Amado
Keywords: História empresarial;Empresa;Estratégia;Gestão;Formação
Issue Date: 2010
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/2952
Abstract: As raízes da história empresarial remontam ao século XIX, mas tem sido nas últimas décadas que o seu desenvolvimento se tem intensificado. Entre outras especialidades, a história empresarial/história das organizações regista consideráveis progressos, quer como disciplina autónoma, quer ligada à história económica. Como apresenta muitas «caras», urge reflectir acerca de vários aspectos: temáticas e metodologia; teoria e prática; relação dos historiadores com os responsáveis pelas empresas; patrocínio, dependência e independência. Como modalidade de «história aplicada» que é, urge investir mais significativamente na formação académica de historiadores de empresa, atenuando o desequilíbrio entre investigação e formação. Além da análise dos aspectos enunciados, será traçada uma panorâmica geral deste novo «território» da história, noutros países como em Portugal
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/31618
ISBN: 978-989-26-0199-1
DOI: 10.14195/978-989-26-0199-1_20
Rights: open access
Appears in Collections:Outros combates pela história

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23-jos__amado_mendes.pdf691.35 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.