Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31624
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmaro, António Rafael
dc.date.accessioned2014-06-24T14:05:50Z
dc.date.accessioned2020-09-19T13:21:42Z-
dc.date.available2014-06-24T14:05:50Z
dc.date.available2020-09-19T13:21:42Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.isbn978-989-26-0199-1
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/31624-
dc.description.abstractPretende-se com esta reflexão, em torno da crescente importância que as empresas, enquanto objecto da história, ganharam nas últimas três décadas, realçar o papel do paradigma ideológico dominante neste mesmo período (marcado, essencialmente, pela crise do Estado social e pelo neoliberalismo) no desenvolvimento da investigação em história empresarial. Será inútil, a nosso ver, pretender desligar aquilo que alguns autores têm vindo a denominar de culto das empresas e dos empresários do fim de um paradigma, também ele acrítico e redutor, em que a história (à semelhança das outras ciências sociais) desvalorizava a empresa como objecto de estudo. Felizmente, a empresa é hoje entendida na sua complexidade económica e social e não apenas como local de exploração e de alienação, colocando, por isso, interessantes desafios teóricos e metodológicos às várias ciências sociais que sobre ela se debruçam. Ora, o paradigma actual de responsabilidade social das empresas, conceito tão comum na literatura recente da gestão das organizações lucrativas e não lucrativas, tem tudo para interpelar de um modo muito particular os historiadores das organizações empresariais, obrigando-os, é certo, a novos e diferentes voos teóricos e metodológicos (fazendo, aliás, jus a um discurso histórico problematizador de outros combates) que, necessariamente, os afastará de uma história de empresa sem conteúdo teórico, descritivo, narrativo e muitas vezes apologético.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/2952por
dc.rightsopen access-
dc.subjectHistória empresarialpor
dc.subjectIdeologia empresarialpor
dc.subjectCulto empresarialpor
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspor
dc.subjectEmpresas cidadãspor
dc.titleAs empresas como objecto da história: de locais de alienação a espaços de cultopor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage327-
uc.publication.lastPage333-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0199-1_23-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno23-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleOutros combates pela história-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/31624/221579/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/31624/221579/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11336576-
uc.publication.parentItemId53139-
uc.itemId72458-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Outros combates pela história
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
26-ant_nio_rafael_amaro.pdf612.03 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.