Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31630
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Augusto José | |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T14:13:51Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-19T13:21:43Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T14:13:51Z | |
dc.date.available | 2020-09-19T13:21:43Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0199-1 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/31630 | - |
dc.description.abstract | De documentos ignorados a fontes valorizadas – o seu reposicionamento no âmbito dos estudos históricos e da educação. Caracterização dos manuais escolares (ME ): estatutos e funções. Os ME como fontes históricas: sua importância para a construção da história da educação, das ideias e das mentalidades e para o estudo do imaginário. A complexa natureza dos ME : instrumentos pedagógicos, culturais e ideológicos. Veículos de saberes, de ideias, de valores; de «representações do mundo, do homem e do homem no mundo». O papel dos ME nos processos de doutrinação e de socialização, na construção das memórias (individual e social), no forjar «da estrutura intelectual dos povos». Ao serviço do poder e da política – estratégias de controlo dos ME (em especial dos de história e de língua portuguesa). Problemas na análise dos ME : da influência potencial à influência real. Os «livros de leitura» (LL): multifuncionalidade, centralidade e utilização intensiva (sobretudo na escola primária). Para a história dos LL (dos fins da Monarquia ao 25 de Abril): continuidades/permanências e inovações… | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/2952 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Fonte/documento | por |
dc.subject | Manual escolar | por |
dc.subject | Livros de leitura | por |
dc.subject | Saberes | por |
dc.subject | Ideologias/mentalidades/imaginários | por |
dc.title | A (re)valorização de outras fontes históricas: a problemática dos manuais escolares | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 343 | - |
uc.publication.lastPage | 380 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-0199-1_25 | - |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 25 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | por |
uc.publication.bookTitle | Outros combates pela história | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/31630/221587/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/31630/221587/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11336726 | - |
uc.publication.parentItemId | 53139 | - |
uc.itemId | 72460 | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
Appears in Collections: | Outros combates pela história |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
29-augusto_jos__monteiro.pdf | 5.04 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.