Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31635
Title: Memória, história e discursos identitários: contributos para um debate
Authors: Mota, Luís
Keywords: Memória;História;Magistério primário;Imprensa escolar;Entrevistas
Issue Date: 2010
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/2952
Abstract: A minha análise centra-se nas relações entre Memória e História procurando apresentar uma construção teórica que saliente a importância da sua complementaridade e reconheça, e valorize, o papel do sujeito na narrativa histórica. Parto de contributos teóricos significativos sobre as interrelações entre a memória individual, a memória colectiva e a memória social – percebida como prática do discurso, para sublinhar a plasticidade das memórias individuais e, num segundo momento, debruço-me sobre as relações entre Memória, História e Historiografia. Compaginando a concepção de cultura geertziana e o papel da ideologia, como portadora de contradições e temas opostos – matéria-prima para uso pelos sujeitos na retórica de argumentação, destaco a atenção a conceder aos discursos dos actores e aos recursos de argumentação que mobilizam. Com este suporte teórico concluo o excurso com uma síntese metodológica e a apresentação das principais conclusões que o estudo da Escola do Magistério Primário de Coimbra (1942-1989) me suscitou. O enfoque colocado nos discursos dos actores – professores, professoras, alunos e alunas – percebidos como acção, confrontando a análise dos produzidos na imprensa escolar com estoutros elaborados em situação de entrevista
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/31635
ISBN: 978-989-26-0199-1
DOI: 10.14195/978-989-26-0199-1_27
Rights: open access
Appears in Collections:Outros combates pela história

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
31-lu_s_mota.pdf690.7 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.