Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31635
Title: | Memória, história e discursos identitários: contributos para um debate | Authors: | Mota, Luís | Keywords: | Memória;História;Magistério primário;Imprensa escolar;Entrevistas | Issue Date: | 2010 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/2952 | Abstract: | A minha análise centra-se nas relações entre Memória e História procurando apresentar uma construção teórica que saliente a importância da sua complementaridade e reconheça, e valorize, o papel do sujeito na narrativa histórica. Parto de contributos teóricos significativos sobre as interrelações entre a memória individual, a memória colectiva e a memória social – percebida como prática do discurso, para sublinhar a plasticidade das memórias individuais e, num segundo momento, debruço-me sobre as relações entre Memória, História e Historiografia. Compaginando a concepção de cultura geertziana e o papel da ideologia, como portadora de contradições e temas opostos – matéria-prima para uso pelos sujeitos na retórica de argumentação, destaco a atenção a conceder aos discursos dos actores e aos recursos de argumentação que mobilizam. Com este suporte teórico concluo o excurso com uma síntese metodológica e a apresentação das principais conclusões que o estudo da Escola do Magistério Primário de Coimbra (1942-1989) me suscitou. O enfoque colocado nos discursos dos actores – professores, professoras, alunos e alunas – percebidos como acção, confrontando a análise dos produzidos na imprensa escolar com estoutros elaborados em situação de entrevista | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31635 | ISBN: | 978-989-26-0199-1 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0199-1_27 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Outros combates pela história |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
31-lu_s_mota.pdf | 690.7 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.