Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31647
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cascudo, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T15:06:15Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-19T13:21:46Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T15:06:15Z | |
dc.date.available | 2020-09-19T13:21:46Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0199-1 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/31647 | - |
dc.description.abstract | Os historiadores da música têm-se debatido nas últimas décadas com uma dúvida capital, que se prende com o discernimento de quais serão as vias que permitem conectar as obras musicais concretas com a sucessão de acontecimentos na qual se inscrevem. O grande desafio é o de integrar uma «estrutura», susceptível de ser descrita mediante ferramentas analíticas ou interpretativas, num «sistema», cujo devir é narrado mediante ferramentas historiográficas. Nesta perspectiva, a história da música é possível na medida em que o historiador mostra o lugar da composição na história, entendendo, nas palavras do musicólogo americano Leo Treitler, «a natureza histórica das obras a partir da sua constituição interna», como «a impressão de um contraponto de registos narrativos e de dimensões que têm o texto [musical] como cantus firmus».[1] Esta comunicação pretende apresentar uma síntese do estado da questão relativa à historiografia musical, que incidirá fundamentalmente nas histórias gerais da música recentemente publicadas. Será ainda discutido o papel pioneiro desempenhado, por volta de 1970, no domínio da musicologia pelos trabalhos do mencionado Leo Treitler e do historiador alemão Carl Dahlhaus | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/2952 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Fernando Lopes-Graça | por |
dc.subject | Historiografia | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | História da música | por |
dc.subject | Musicologia | por |
dc.title | Música e identidade na obra de Fernando Lopes-Graça: uma abordagem entre a história e a crítica | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 553 | - |
uc.publication.lastPage | 568 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-0199-1_37 | - |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 37 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | por |
uc.publication.bookTitle | Outros combates pela história | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/31647/221639/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/31647/221639/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11337786 | - |
uc.publication.parentItemId | 53139 | - |
uc.itemId | 72473 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Outros combates pela história |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
42-teresa_cascudo.pdf | 679.62 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.