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https://hdl.handle.net/10316.2/31916
Title: | Sociopoética: a vivência dialógica na pesquisa em biblioteconomia e ciência da informação | Authors: | Pinto, Virginia Bentes Farias, Gabriela Belmont de Costa, Maria de Fátima Oliveira Rufino, Airtiane F. Fagiani, Letícia Monteiro, Ryanne Freire Braga, Lúcia Mara Nogueira Sousa, Fernando Antônio Ferreira de |
Issue Date: | 2009 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/3158 | Abstract: | A realização de uma pesquisa científica provoca inúmeros conflitos que vão desde a escolha
do tema objeto de estudo até a divulgação dos resultados. Visando proporcionar uma relação
dialógica no ato de pesquisar, inúmeras metodologias têm sido propostas, destacando-se aquelas que
possibilitam uma relação menos traumática na ação de investigar. É, pois, o caso da Sociopoético,
um método de pesquisa que tem como finalidade a construção coletiva do conhecimento, cujos
pressupostos básicos defendem que todos os saberes são iguais e que é possível fazer da pesquisa
um acontecimento prazeroso. Possibilitar, também, outros olhares sobre a vivência da pesquisa
científica como forma dialógica de investigação, cujo objeto cientifico não se dissocia da realidade
do grupo pesquisador. Foi realizada uma pesquisa junto aos estudantes matriculados na disciplina
Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação (MPBCI), do Curso
de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, com os alunos do 5º semestre (grupopesquisador).
O objetivo da pesquisa é analisar a percepção que esses os estudantes têm sobre a
representação simbólica do campo de estudo e de trabalho da Biblioteconomia e da Ciência da
Informação, identificando os espaços geomíticos e os instrumentos para provocar as mudanças
sobre a realidade percebida. Os diálogos construídos por esses grupos, os debates realizados
durante as vivencias e a avaliação das respostas dadas, possibilitaram conhecer os vários pontos
de vistas dos alunos em relação ao objeto de estudo. Quanto à percepção da Biblioteconomia, os
grupos afirmam que esta, assim como seus profissionais se encontram em uma fase transitória,
onde tiveram destaque os espaços geomíticos gruta, ponte e fluxo. Tais espaços contribuem para
a caracterização da idéia de passagem e transformação, visto que atualmente a área tem buscado
novos desafios e possibilidades, colaborando para seu desenvolvimento, crescimento e valorização.
Em relação aos rumos da profissão, o grupo-pesquisador acredita no desenvolvimento através da
união entre as várias áreas do conhecimento e entre seus pares. Para tanto, foram sugeridas algumas
ações que permitam este desenvolvimento, dentre as quais podem ser citados o conhecimento,
a ousadia, a interação, a dinamização, a inter-relação e o aperfeiçoamento do conhecimento.
A partir da reflexão realizada, pode-se observar como a utilização do método da sociopoética possibilita maior interação entre a pesquisa e o grupo-pesquisador A realização de uma pesquisa científica provoca inúmeros conflitos que vão desde a escolha do tema objeto de estudo até a divulgação dos resultados. Visando proporcionar uma relação dialógica no ato de pesquisar, inúmeras metodologias têm sido propostas, destacando-se aquelas que possibilitam uma relação menos traumática na ação de investigar. É, pois, o caso da Sociopoético, um método de pesquisa que tem como finalidade a construção coletiva do conhecimento, cujos pressupostos básicos defendem que todos os saberes são iguais e que é possível fazer da pesquisa um acontecimento prazeroso. Possibilitar, também, outros olhares sobre a vivência da pesquisa científica como forma dialógica de investigação, cujo objeto cientifico não se dissocia da realidade do grupo pesquisador. Foi realizada uma pesquisa junto aos estudantes matriculados na disciplina Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação (MPBCI), do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, com os alunos do 5º semestre (grupopesquisador). O objetivo da pesquisa é analisar a percepção que esses os estudantes têm sobre a representação simbólica do campo de estudo e de trabalho da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, identificando os espaços geomíticos e os instrumentos para provocar as mudanças sobre a realidade percebida. Os diálogos construídos por esses grupos, os debates realizados durante as vivencias e a avaliação das respostas dadas, possibilitaram conhecer os vários pontos de vistas dos alunos em relação ao objeto de estudo. Quanto à percepção da Biblioteconomia, os grupos afirmam que esta, assim como seus profissionais se encontram em uma fase transitória, onde tiveram destaque os espaços geomíticos gruta, ponte e fluxo. Tais espaços contribuem para a caracterização da idéia de passagem e transformação, visto que atualmente a área tem buscado novos desafios e possibilidades, colaborando para seu desenvolvimento, crescimento e valorização. Em relação aos rumos da profissão, o grupo-pesquisador acredita no desenvolvimento através da união entre as várias áreas do conhecimento e entre seus pares. Para tanto, foram sugeridas algumas ações que permitam este desenvolvimento, dentre as quais podem ser citados o conhecimento, a ousadia, a interação, a dinamização, a inter-relação e o aperfeiçoamento do conhecimento. A partir da reflexão realizada, pode-se observar como a utilização do método da sociopoética possibilita maior interação entre a pesquisa e o grupo-pesquisador |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31916 | ISBN: | 978-989-26-0869-3 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0869-3_18 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. II |
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