Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31930
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dc.contributor.authorCarneiro, Luís Filipe Vieira
dc.contributor.authorSaro, José António Videira
dc.date.accessioned2014-06-27T11:52:22Z
dc.date.accessioned2020-09-20T12:14:05Z-
dc.date.available2014-06-27T11:52:22Z
dc.date.available2020-09-20T12:14:05Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.isbn978-989-26-0319-3 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/31930-
dc.description.abstractThe European credit transfer system (ECTS) has had a profound change on education policies. The educational model pursued by Bologna is based on the student’s work, focusing on learning and not on teaching. The ‘teaching load’ is substituted by ‘academic activity’, witch includes: lecturing, organization, and monitoring. This new methodology implies the permanent use of library collections, access to network services and resources, and a great variety of learning material. Although libraries support teaching and research, they transformed themselves into a space for creating materials geared at training/information, complementing the demands of the new study plans. Libraries, as information resource platforms and under the advice of qualified and experienced personnel, are decisive in implementing the learning model underlying the ECT: autonomous work spaces; bibliographic and documental resources; virtual document research networks in various formats; tutoring; services, and user training. An authentic revolution is witnessed insofar as the knowledge transfer process, duo to ICT influence, leading to the need to create CRAIs (Centros de Recursos de Apoio à Investigação; Research Support Resource Centres). These centres integrate new information and communication resources and reconvert the roles of the different real and virtual actors within the learning process. CRAI may play an active role in complying with the higher learning institutions strategic objectives, making their infrastructures suitable for new teaching methodologies, for virtual teaching as a complement to teaching ‘in person’. The survival of organizations implies boosting investment in specialization and in changes within the organizations to answer user needs. Assessment of the pertinence of these investment and their use and benefits for the community of users is input which we intend to mention and characterise. Good practices, which should be evaluated by institutions when CRAI is implemented within their information units, will be presented in a systematized manner.eng
dc.description.abstractO sistema europeu de transferência de créditos (ECTS) alterou profundamente as políticas educacionais. O modelo educativo perseguido por Bolonha baseia-se no trabalho do estudante, centrando-se na aprendizagem e não na docência. A ‘carga docente’ é substituída pela ‘actividade académica’ que engloba: leccionação, organização e monitorização. Esta nova metodologia implicará um uso permanente das colecções da biblioteca, acesso a serviços e recursos da rede, grande variedade de material didáctico. Embora as bibliotecas constituam o suporte à docência e à investigação, transformaram-se em espaço de criação de materiais orientados à formação/informação complementando a exigência dos novos planos de estudo. As bibliotecas, assessoradas por pessoal qualificado e experiente, enquanto plataformas de recursos informacionais são decisivas para implementar o modelo didáctico subjacente aos ECTS com: espaços de trabalho autónomo; recursos bibliográficos e documentais; redes virtuais de pesquisa documental em suporte variado; tutorização; prestação de serviços e formação de utilizadores. Assistimos a uma autêntica revolução ao nível do processo de transferência do conhecimento, por influência das TIC, resultando na necessidade de criação dos CRAI (Centros de Recursos para Apoio à Aprendizagem e Investigação), integrando novos recursos de informação e comunicação, e reconvertendo os papéis dos diferentes actores reais e virtuais do processo de aprendizagem. O CRAI pode ser parte activa no cumprimento dos objectivos estratégicos das instituições do ensino superior, adequando as suas infra-estruturas às novas metodologias docentes, ao ensino virtual em complemento da docência presencial. A sobrevivência das organizações implica reforço do investimento na especialização e na mudança das organizações para responder às necessidades dos utilizadores. A avaliação da pertinência destes investimentos, da sua utilização e dos benefícios para a comunidade dos utilizadores é um input que pretendemos referenciar e caracterizar, apresentando de forma sistematizada as boas práticas que devem ser avaliadas pelas instituições na hora de implementar um CRAI dentro das suas unidades de informação.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/2749por
dc.rightsopen access-
dc.titleA Biblioteca como Centro de Recursos para a Aprendizagem e Investigação (CRAI) para apoio às tarefas de ensino e aprendizagempor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage419-
uc.publication.lastPage430-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0319-3_33-
uc.publication.digCollectionPB-
uc.publication.digCollectionAApor
uc.publication.orderno33-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleA ciência da informação criadora do conhecimento Vol. I-
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Appears in Collections:A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. I
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