Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31932
Title: | Diálogos entre a ciência da informação e as ciências da educação: o caso da investigação em bibliotecas escolares | Authors: | Bastos, Glória | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/3158 | Abstract: | In recent years the area of school libraries has known an important development as a research
domain. The consolidation of the School Libraries Network, launched in 1996 and currently
covering a large majority of schools / groups of schools, has facilitated a more incisive and
analytical eye on this new reality in Portugal. As a pedagogical structure within the school, the
coordination of the school library requires particularly knowledge in both fields of Education
and Information Science. So, this is also a field of study which makes essential that an alliance
between Information Science and the area of Education must take place. The onset of masters
courses, with School Libraries as an object of study (preferred or complement), has also created
the preconditions for developing a more focused and specific research. These are the main
points we propose to address, reflecting on the most productive intersections in these two areas,
their points of contact and divergence, the paradigms of research involved and the limitations presented by the Portuguese set, which is still emerging in these fields of research Nos últimos anos a área das bibliotecas escolares tem vindo a conhecer um importante desenvolvimento enquanto domínio de investigação. A consolidação do programa Rede de Bibliotecas Escolares, iniciado em 1996, e presentemente abrangendo uma larga maioria das escolas/agrupamentos de escolas, fez com que se começasse a lançar, de forma mais incisiva e frequente, um olhar analítico sobre essa nova realidade, em Portugal. Tratando-se de uma estrutura que, na escola, assume um papel pedagógico determinante mas que exige também, por parte dos respectivos responsáveis, o domínio de ferramentas na esfera da Ciência da Informação, acaba por se transformar num campo de estudos em que se torna fundamental uma aliança entre essa área científica e, naturalmente, a área da Educação. O aparecimento dos primeiros cursos de Mestrado, tendo como objecto de estudo (preferencial ou complementar) a biblioteca escolar, veio também criar as condições indispensáveis para o desenvolvimento de uma investigação mais focalizada e específica. São estes os aspectos que nos propomos abordar, reflectindo sobre os cruzamentos mais produtivos nas duas áreas referidas, os seus pontos de contacto e as divergências, os paradigmas de investigação em presença e as limitações apresentadas pelo contexto português, que apresenta ainda uma dimensão muito incipiente nestes camposda investigação |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31932 | ISBN: | 978-989-26-0869-3 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0869-3_24 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. II |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
24-_a_ci_ncia_da_informa__o_criadora_de_conhecimento_vol_ii.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.