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https://hdl.handle.net/10316.2/32325
Title: | Miguel Bombarda e Manuel Fernandes Santana um confronto de ideias | Authors: | Neto, Vítor | Issue Date: | 2006 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/2561 | Abstract: | Within the frame of diffusion of scientist ideology, Miguel Bombarda is considered as one
of the most enlightened intellectuals. By assuming a monist conception of the universe, he contradicted
an ideological conservatism sustained by catholic thinkers. Therefore, the Church rose to the challenge
of Bombarda’s materialism through one of its most enlightened members, the Jesuit Manuel Fernandes
Santana. Influenced by materialist thinkers – Haeckel, Molescholt, Verworn, Vogt, Buchner e Darwin -, the
Professor of the Medical-Surgical School used his knowledge in the areas of biology, sociology, experimental
psychology and other sciences in order to found his theory about the origins of life, self-sufficiency of
matter, and human being’s conscience and morals. By assuming the idea of science and believing in obtaining
scientific truth through a rational path, he denied ideological visions of the universe. However, as far as we
are concerned, cosmic determinism eliminated the idea of freedom since the human being lost the capacity
of orientating his activity. Therefore, the human being’s submission to a blind causalism and the rejection
of free-will led Bombarda to eliminate the value of man and freedom, to a certain extent. Unaware of
dialectical determinism, he imprisoned the individual in a closed universe, subordinated to the fatality of
a phenomenical movement, which is predetermined by immanentist causalism.
To oppose Miguel Bombarda’s monism, Father Manuel Fernandes Santana proposed a dualist conception
of the cosmos. In his point of view, the order pre-established by God and matter, movement, cosmic energies
and their original orientation had their ultimate explanation in the supreme architect that had conceived
them. In this perspective, the priest refused mechanicist materialism and reaffirmed the catholic doctrine
based on the link between body and soul. Created in the image of God, the human being had the capacity
to act on the world that surrounded him. Fernandes Santana thus refuted the determinism defended by
Miguel Bombarda, but fell into a dualist conception with no scientific basis whatsoever. The controversy
between these two intellectuals showed the radicalism of opposed discourses, which emerged from two
antagonist visions of the world. No quadro da divulgação da ideologia cientista, Miguel Bombarda assumiu-se como um dos intelectuais mais esclarecidos. Ao assumir uma concepção monista do universo contrariava o conservadorismo ideológico sustentado pelos pensadores católicos. Por isso, a Igreja recorreu ao desafio lançado pelo materialismo de Bombarda através de um dos seus membros mais esclarecidos, o jesuíta Manuel Fernandes Santana. Influenciado pelos pensadores materialistas – Haeckel, Molescholt, Verworn, Vogt, Buchner e Darwin –, o professor da Escola Médico-Cirúrgica utilizava os seus conhecimentos nos domínios da biologia, da sociologia, da psicologia experimental e de outras ciências para fundamentar a sua teorização sobre as origens da vida, a auto-suficiência da matéria, a consciência do homem e a moral. Ao assumir a ideia de ciência e ao acreditar na obtenção da verdade científica por via racional, contestava as visões ideológicas do universo. Contudo, o determinismo cósmico anulava - a nosso ver - a ideia de liberdade já que o ser humano ficava desprovido da capacidade de orientação da sua actividade. Por isso, a submissão do homem a um causalismo cego e a rejeição do livre-arbítrio levavam Bombarda a eliminar, em certa medida, o valor do homem e da liberdade. Desconhecendo o materialismo dialéctico aprisionava o indivíduo nas malhas de um universo fechado, subordinado à fatalidade de um movimento fenoménico predeterminado por um causalismo imanentista. Ao monismo de Miguel Bombarda, opôs o padre Manuel Fernandes Santana uma concepção dualista do cosmos. Para ele, a ordem do fora preestabelecida por Deus e a matéria, o movimento, as energias cósmicas e a sua orientação inicial encontravam a sua explicação última no supremo arquitecto que o concebera. Nesta perspectiva, o sacerdote recusava o materialismo mecanicista e reafirmava a doutrina católica consubstanciada numa visão que radicava numa ligação entre o corpo e a alma. Criado à imagem e semelhança de Deus, o homem tinha capacidade para agir sobre o mundo que o rodeava. Desta forma, Fernandes Santana refutava o determinismo sustentado por Miguel Bombarda, mas caía numa concepção dualista sem qualquer base científica. A polémica entre os dois intelectuais exprimia o radicalismo de discursos opostos que emergiam de duas visões do mundo antagónicas. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/32325 | ISBN: | 978-989-26-0362-9 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0362-9_12 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Miguel Bombarda e as singularidades de uma época: 1851-1910 |
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