Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/32764
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerro, Manuel-
dc.date.accessioned2014-07-07T15:59:10Z
dc.date.accessioned2020-10-08T14:29:19Z-
dc.date.available2014-07-07T15:59:10Z
dc.date.available2020-10-08T14:29:19Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn0870-4112-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/32764-
dc.description.abstractDiana de Lis, ao tentar explorar as novas potencialidades no campo da Literatura Portuguesa, na perspectiva dos géneros e formas literárias, apresenta um olhar ao mesmo tempo crítico, irónico e, por vezes, sarcástico, acerca da mulher, da sua psicologia e da sociedade da época — os loucos ‘anos 20’. Por outro lado, a sua intenção de denunciar a futilidade do comportamento geral da época está ligada à compreensão e ternura, que constituem o traço principal da sensibilidade feminina, capaz de ver em qualquer situação humana motivo de reflexão. Eis talvez a razão por que praticamente todos os seus textos têm em vista a expectativa do público leitor: das revistas e jornais em que são publicados, ou seja, um público leitor sobretudo feminino, oriundo das classes altas, e necessariamente ocioso. E se o nome de Diana de Lis, hoje em dia, é praticamente apenas mencionado em ambientes muito restritos, este facto só se justifica porque a obra desta escritora não foi além de uma fase experimental. A morte levou-a muito cedo, demasiado jovem, antes de poder realizar os seus grandes sonhos e projectos literários.por
dc.description.abstractIn trying to explore new potentialities in literary genres and forms in the field of Portuguese literature, Diana de Lis presents a simultaneously critical, ironical, and sometimes even sarcastic, view of woman, her psychology and the society of her times the ‘crazy’ 1920s. Nevertheless, her intention of denouncing the futility of the period’s general behaviour is conveyed with understanding and tenderness, which constitute the main features of woman’s sensibility, capable of seeing in every human case a motive for reflection. This may be the reason why most of her texts have in mind her audience’s expectations: primarily upper-class women, who had leisure to read the magazines and newspapers in which she was published. If today the name of Diana de Lis is mentioned almost exclusively in very restricted circles, this is due to the fact that her work did not develop beyond an experimental phase. She died too early, while still quite young, before she could fulfill her great literary dreams and projects.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
dc.subjectPortuguese literature of the twentieseng
dc.subjectwomen studieseng
dc.subjectLiteratura portuguesa do séc. XXpor
dc.subjectquestões feministaspor
dc.titleDiana de Lis: um olhar feminino sobre a cultura literária portuguesa dos anos ’20por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionBiblos vol. VII-
uc.publication.firstPage387-
uc.publication.lastPage410-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleBiblos-
uc.publication.volume7por
dc.identifier.doi10.14195/0870-4112_7_17-
uc.publication.sectionVaria-
uc.publication.orderno17-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/32764/280166/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/32764/280166/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12388688-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Biblos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
biblosvii_artigo17.pdf520.76 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.