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https://hdl.handle.net/10316.2/33359
Title: | Perceptum, fictum e imaginatum: a imaginação física em Husserl | Authors: | Oliveira, Ivo | Keywords: | Physical imagination;Image-consciousness;Fictum;Presentification;Perception;Husserl;Imaginação física;‘Fictum’;Presentificação;Percepção;Husserl | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos | Abstract: | O presente estudo debruça-se sobre as análises da imaginação física
na fenomenologia de Husserl. O seu intento é o de apresentar um instrumento
de análise limitado e especializado que possibilite abrir caminho para uma análise
e interpretação de outra dimensão.
O estudo concentra-se fundamentalmente nos textos de Husserliana XXIII.
Em causa estão as descrições relativas ao tipo de consciência de imagem
envolvido na constituição da imaginação física e o modo como se encontram
articuladas com o conceito fenomenológico de presentificação.
Ora, pretende-se demonstrar o modo como Husserl considera a percepção como
sendo a responsável pela constituição da imaginação (a consciência de imagem física)
e como isso pressupõe não só um desdobramento do esquema apreensão-conteúdo
de apreensão, mas como também determina a imaginação como um fenómeno que
decorre da mera modificação do noema perceptivo. Em conjunto com isso, tratar-se-
-á com particular atenção a tríade perceptum-fictum-imaginatum – e os seus
respectivos elementos intencionais constitutivos (imagem//objecto-de-imagem/tema-
-de-imagem) – que determinam o carácter complexo e mediato dos actos imaginativos
(e que os distingue das representações meramente signitivas e simbólicas). Estas
descrições possibilitam entender o modo como a análise fenomenológica de objectos
como quadros, fotografias ou retratos faz aparecer a necessária conexão entre
percepção e imaginação (no que diz respeito aos seus conteúdos) por contraste com
a desconexão que se constitui entre a percepção e a simples fantasia.
Em suma, o propósito deste artigo é o de esclarecer a peculiar duplicidade,
por via da qual a imaginação constitui uma “janela” para um outro mundo, sem
se libertar totalmente da percepção, e os problemas que essa tese envolve. The present study concerns the analysis of physical imagination in Husserl’s Phenomenology. The purpose is to present a rather limited but specialised tool for achieving a much wider interpretation of Husserl’s work. The study concentrates first and foremost on the texts collected in Husserliana XXIII. We consider the type of image-consciousness involved in the constitution of this particular phenomenon and how it articulates itself with the key phenomenological concept of Vergegenwärtigung. The study will therefore show how Husserl considers perception to be the constitutive basis of imagination (of physical image-consciousness) and how by so doing he presupposes not only a “double” use of the schema Auffassung- -Auffassungsinhalt but also determines that imagination is a mere modification of perceptual noema. In line with this, particular importance is given to the triad perceptum-fictum-imaginatum – and all their respective constituting intentional elements (Bild-Bildobjekt-Bildsujet) – which determine the complex and mediate character of imaginative acts (which distinguishes them from simple signitive or symbolic representations). These descriptions will enable a full understanding of how the phenomenological analysis of objects such as paintings, photographs or portraits brings to light a necessary connection between perception and imagination (with regards to their contents) in comparison with the disconnection between perception and fantasy. In short, the core of this work deals with the particular duplicity by which imagination constitutes a “window” to another world without freeing itself from perception, and the problems such a theory involves. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/33359 | ISSN: | 0872-0851 | DOI: | 10.14195/0872-0851_36_5 |
Appears in Collections: | Revista Filosófica de Coimbra |
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