Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34681
Title: Reading and not-printing: obstruction at the Crater Press
Authors: Parker, Richard
Keywords: Printing;American Literature;Contemporary British Poetry;Letterpress;Benjamin Franklin;Walt Whitman;Emily Dickinson;Impressão;Literatura Norte-Americana;Poesia Britânica Contemporânea;Tipografia;Benjamin Franklin;Walt Whitman;Emily Dickinson
Issue Date: 2014
Publisher: Centro de Literatura Portuguesa
Abstract: Começarei este ensaio com uma história breve e parcial da tipografia norte-americana, assinalando uma predileção partilhada por uma relação marcadamente dissidente com a página impressa nas obras (impressas ou não) de Samuel Keimer e Benjamin Franklin durante o período colonial, e nas obras de Walt Whitman, Emily Dickinson e Mark Twain no século XIX. Designo como ‘não-impressão’ a impressão interrompida e dialética que relaciona todos estes escritores/tipógrafos entre si, e ofereço uma explicação deste termo e uma descrição de algumas das suas manifestações. Em seguida refiro de que modo a ideia de ‘não-impressão’ pode ser útil para o entendimento de alguns poetas e tipógrafos contemporâneos ingleses e norte-americanos, antes de concluir com a descrição de alguns dos modos através dos quais os constrangimentos produtivos de tal prática têm influenciado o meu próprio trabalho como editor e tipógrafo na Crater Press.
I will begin this paper with a brief and partial history of American printing, detecting a shared predilection for a noticeably maverick relation to the printed page in the works (printed and otherwise) of Samuel Keimer and Benjamin Franklin during the colonial period, and the works of Walt Whitman, Emily Dickinson and Mark Twain in the nineteenth-century. I term the interrupted, dialectical printing that connects all of these writer/printers ‘not-printing’, and offer some explanation of his term and a description of some of its manifestations. I will then move on to consider how the idea of ‘not-printing’ might be helpful for the consideration of some contemporary British and American poets and printers before concluding with a description of some of the ways that the productive constraints of such a practice have influenced my own work as editor and printer at the Crater Press.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/34681
ISSN: 2182-8830
DOI: 10.14195/2182-8830_2-1_2
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