Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34797
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dc.contributor.authorFerreira, André Barbosa Ribeiro
dc.contributor.authorTarôco, Larissa Trindade
dc.contributor.authorSouza, Carla Juscélia de Oliveira
dc.date.accessioned2014-12-11T12:47:44Z
dc.date.accessioned2020-09-09T18:06:39Z-
dc.date.available2014-12-11T12:47:44Z
dc.date.available2020-09-09T18:06:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-96253-3-4
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/34797-
dc.description.abstractOs desastres ambientais ocorrem em todo mundo com frequência, devido à combinação de fatores naturais e à intensificação e ação antrópica. Diante disso, surgiu o interesse por investigar a maneira como o tema é discutido na disciplina de Geografia, em duas escolas públicas de São João del-Rei, por meio de um projeto piloto, no âmbito de pesquisa de iniciação científica em andamento. Esse objetivou efetuar diagnóstico sobre o conhecimento e a concepção de risco ambiental e área de risco presentes entre alunos, além de investigar como o assunto é trabalhado pelos professores de Geografia. O levantamento e diagnóstico serão feitos através da coleta de informações por meio de questionário semiestruturado e, também pela observação em sala de aula durante a discussão do assunto. As bases teóricas que fundamentam a pesquisa encontram-se no contexto da Geografia e da Psicologia, referentes à noção de representação, percepção e de “Riscos”. A fase atual do trabalho compreende leituras, contato com os sujeitos das escolas e início da coleta de dados nas escolas. Durante a coleta, ainda sem a análise das respostas escritas, foi possível constatar entre as falas dos alunos a ideia de que em situação de inundações das casas o que tem há fazer é esperar a água abaixar, como acontece sempre quando há inundações na cidade. Os resultados finais estão previstos para novembro de 2014. A partir deles, espera-se propor atividades e ações com intuito de alertar, orientar e educar a população escolar para os riscos ambientais.por
dc.language.isopor-
dc.publisherRISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurançapor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/34789por
dc.rightsopen access-
dc.subjectConcepçãopor
dc.subjectRisco Ambientalpor
dc.subjectEducação Geográficapor
dc.titleLevantamento da concepção de risco ambiental e áreas de risco na escola básica em São João del Rei – Brasil: resultado preliminarpor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage35-
uc.publication.lastPage39-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-96253-3-4_5-
uc.publication.sectionCapitulo 1 - Teoria, modelos conceptuais e comunicação do riscopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno5-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleMultidimensão e territórios de risco-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/34797/210519/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/34797/210519/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11165344-
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uc.itemId70130-
item.fulltextWith Fulltext-
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