Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34798
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Carla Juscélia de Oliveira
dc.date.accessioned2014-12-11T14:38:15Z
dc.date.accessioned2020-09-09T18:06:47Z-
dc.date.available2014-12-11T14:38:15Z
dc.date.available2020-09-09T18:06:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-96253-3-4 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/34798-
dc.description.abstractO tema riscos socioambientais no ensino de geografia possibilita analisar e interpretar a espacialidade e a dinâmica de fenômenos sociais e naturais que podem levar à geração do Risco. O entendimento da noção de risco, do contexto geográfico e dos fenômenos possibilita discussões que promovam atitudes e ações individuais e/ou coletivas de prevenção, quando necessárias. Apesar desse fato, são poucas as discussões na educação geográfica para a construção de conceitos e de educação para a prevenção de desastres. Portanto, este trabalho retoma experiências vivenciadas em atividades de extensão com crianças e jovens da educação básica, de Belo Horizonte e São João del-Rei, entre 2004 e 2014, a partir das quais almeja discutir algumas possibilidades de trabalho com o referido tema na educação. Os projetos iniciais não tinham o Risco como foco, apesar de abordarem a interação fenômenos naturais, paisagem e sociedade. A partir de 2009, a ideia de fenômenos naturais, desastres e risco socioambiental ganhou destaque entre os projetos. Mais de 350 pessoas participaram diretamente das atividades, entre alunos, professores e graduandos. Os temas discutidos foram espaço geográfico, bacia hidrográfica, fenômenos naturais e cultura, natureza, perigos e riscos. As atividades compreenderam confecção de maquetes, modelos em argila e discussões a respeito de áreas de risco socioambiental, no espaço de vivência. O tema risco e desastres despertou e desperta sempre interesse entre as crianças e jovens. Isso é um aspecto importante a ser aproveitado.por
dc.language.isopor-
dc.publisherRISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurançapor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/34789por
dc.rightsopen access-
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectExtensãopor
dc.subjectRiscos socioambientaispor
dc.titleEducação geográfica e riscos socioambientais: experiências em atividades de extensão universitariapor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage41-
uc.publication.lastPage45-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-96253-3-4_6-
uc.publication.sectionCapitulo 1 - Teoria, modelos conceptuais e comunicação do riscopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno6-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleMultidimensão e territórios de risco-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/34798/210563/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/34798/210563/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11165616-
uc.publication.parentItemId53875-
uc.itemId70141-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Multidimensão e territórios de risco
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6.pdf3.14 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.