Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34805
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, Lucí Hidalgo
dc.contributor.authorZamparoni, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereiza
dc.date.accessioned2014-12-11T15:59:30Z
dc.date.accessioned2020-09-09T18:05:58Z-
dc.date.available2014-12-11T15:59:30Z
dc.date.available2020-09-09T18:05:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-96253-3-4 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/34805-
dc.description.abstractA mídia desempenha relevante função na formação de opinião pública sobre os mais diferentes temas, o que reforça seu papel central na sociedade democrática; porém, nem sempre a informação é repassada de forma adequada. Tal fato é particularmente relevante no caso de informações de caráter climático, estratégicas para uma série de condutas que norteiam ações específicas no território e que apresentam potencial para prevenir acidentes e perdas econômicas e/ou de vidas humanas. Ocorre que entre sua origem e seu receptor a informação, intermediada pela mídia, pode sofrer distorções, simplificações, inconsistências e erros, comprometendo seu uso. Foram avaliadas diversas notícias disseminadas de forma equivocada sobre fenômenos atmosféricos veiculadas em diferentes mídias e em distintos períodos. Em geral as notícias foram confusas, contraditórias, erradas, simplistas, alarmistas e sensacionalistas, podendo ter induzido a mal entendidos ou mesmo descrença e desinteresse pela temática. Com isso, a mídia falhou em sua importante função social, tanto como elemento-chave na tomada de medidas preventivas ou soluções mais eficientes para minorar as consequências de futuros episódios, como em sua função educativa, mais desinformando do que propriamente informando o leitor.por
dc.language.isopor-
dc.publisherRISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurançapor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/34789por
dc.rightsopen access-
dc.subjectmídiapor
dc.subjectsensacionalismopor
dc.subjectclimapor
dc.titleA mídia em foco: exemplos de desinformação climáticapor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage77-
uc.publication.lastPage80-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-96253-3-4_13-
uc.publication.sectionCapitulo 1 - Teoria, modelos conceptuais e comunicação do riscopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleMultidimensão e territórios de risco-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/34805/210223/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/34805/210223/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11163598-
uc.publication.parentItemId53875-
uc.itemId70056-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Multidimensão e territórios de risco
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
13.pdf2.86 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.