Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34847
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dc.contributor.authorAlmeida, A. Betâmio de
dc.contributor.authorLopes, Sérgio
dc.date.accessioned2014-12-12T11:18:48Z
dc.date.accessioned2020-09-09T18:06:38Z-
dc.date.available2014-12-12T11:18:48Z
dc.date.available2020-09-09T18:06:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-96253-3-4 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/34847-
dc.description.abstractA área do Funchal é ocupada maioritariamente por três bacias hidrográficas, orientadas no sentido norte-sul: as ribeiras de São João, de Santa Luzia e de João Gomes. As suas características biofísicas, designadamente área, rede de drenagem e relevo, assim como a disponibilidade de material sólido, concorrem para explicar o elevado grau de perigosidade natural das cheias (aluviões), desencadeadas por episódios de precipitação intensa e de curta duração, nalguns casos associados a antecedentes de precipitação continuada. O risco hidrológico é elevado na medida em que o sector inferior das três bacias hidrográficas coincide com o centro urbano do Funchal, por onde os seus cursos de água principais correm até ao mar. Nestas bacias a cheia é um fenómeno complexo, em que, ao escoamento de água se junta uma mistura de detritos variados, desde partículas muito pequenas, até blocos rochosos de grandes dimensões, daí a designação local de aluvião. Na tentativa de reduzir a perigosidade natural das ribeiras, em particular depois do evento catastrófico de 20 Fevereiro de 2010 e no âmbito do estudo de avaliação do risco de aluvião, que lhe sucedeu1, foram propostas medidas estruturais de redução do risco para diferentes troços fluviais. Para controlar o transporte de material sólido no troço intermédio dos cursos de água principais, a montante das áreas urbanizadas, propôs-se a implementação de estruturas transversais ao leito das ribeiras de retenção de material sólido, prevendo-se desta maneira, a redução do transporte de carga de fundo a jusante, bem como a minimização da ação hidráulica erosiva, resultante da passagem do caudal sólido nos troços urbanos regularizados. Por seu lado, para o troço terminal das ribeiras do Funchal, as soluções alcançadas foram balizadas pelo objetivo de fazer aumentar a velocidade do escoamento, de modo a promover o transporte fluvial da carga sólida.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherRISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurançapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/34789por
dc.rightsopen access-
dc.subjectribeiras do Funchalpor
dc.subjectaluviãopor
dc.subjectsoluções hidráulicas estruturaispor
dc.titleNovas medidas estruturais para diminuição do risco hidrológico no Funchalpor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage291-
uc.publication.lastPage295-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-96253-3-4_49-
uc.publication.sectionCapítulo 3.2 - Riscos climáticos e hidrológicospor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno49-
uc.publication.areaCiências Sociaispor
uc.publication.bookTitleMultidimensão e territórios de risco-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11165292-
uc.publication.parentItemId53875-
uc.itemId70128-
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