Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/34847
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, A. Betâmio de | |
dc.contributor.author | Lopes, Sérgio | |
dc.date.accessioned | 2014-12-12T11:18:48Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T18:06:38Z | - |
dc.date.available | 2014-12-12T11:18:48Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T18:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-96253-3-4 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/34847 | - |
dc.description.abstract | A área do Funchal é ocupada maioritariamente por três bacias hidrográficas, orientadas no sentido norte-sul: as ribeiras de São João, de Santa Luzia e de João Gomes. As suas características biofísicas, designadamente área, rede de drenagem e relevo, assim como a disponibilidade de material sólido, concorrem para explicar o elevado grau de perigosidade natural das cheias (aluviões), desencadeadas por episódios de precipitação intensa e de curta duração, nalguns casos associados a antecedentes de precipitação continuada. O risco hidrológico é elevado na medida em que o sector inferior das três bacias hidrográficas coincide com o centro urbano do Funchal, por onde os seus cursos de água principais correm até ao mar. Nestas bacias a cheia é um fenómeno complexo, em que, ao escoamento de água se junta uma mistura de detritos variados, desde partículas muito pequenas, até blocos rochosos de grandes dimensões, daí a designação local de aluvião. Na tentativa de reduzir a perigosidade natural das ribeiras, em particular depois do evento catastrófico de 20 Fevereiro de 2010 e no âmbito do estudo de avaliação do risco de aluvião, que lhe sucedeu1, foram propostas medidas estruturais de redução do risco para diferentes troços fluviais. Para controlar o transporte de material sólido no troço intermédio dos cursos de água principais, a montante das áreas urbanizadas, propôs-se a implementação de estruturas transversais ao leito das ribeiras de retenção de material sólido, prevendo-se desta maneira, a redução do transporte de carga de fundo a jusante, bem como a minimização da ação hidráulica erosiva, resultante da passagem do caudal sólido nos troços urbanos regularizados. Por seu lado, para o troço terminal das ribeiras do Funchal, as soluções alcançadas foram balizadas pelo objetivo de fazer aumentar a velocidade do escoamento, de modo a promover o transporte fluvial da carga sólida. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.publisher | RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | ribeiras do Funchal | por |
dc.subject | aluvião | por |
dc.subject | soluções hidráulicas estruturais | por |
dc.title | Novas medidas estruturais para diminuição do risco hidrológico no Funchal | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 291 | - |
uc.publication.lastPage | 295 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-96253-3-4_49 | - |
uc.publication.section | Capítulo 3.2 - Riscos climáticos e hidrológicos | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 49 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | por |
uc.publication.bookTitle | Multidimensão e territórios de risco | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/34847/210511/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/34847/210511/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11165292 | - |
uc.publication.parentItemId | 53875 | - |
uc.itemId | 70128 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
49.pdf | 3.15 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.