Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34901
Title: Os riscos climáticos e a mercantilização da natureza na era do aquecimento global: o papel da midia
Authors: Zangalli Junior, Paulo Cesar
Sant’Anna Neto, João Lima
Keywords: Mudança Climática;Risco;Percepção;Seguros
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/34789
Abstract: O debate científico sobre as mudanças climáticas globais remete a como a mídia constrói e divulga um discurso catastrofista, com forte impacto no modo como a população percebe os riscos. A proposta deste artigo é debater como a mídia atua na construção e divulgação do discurso das mudanças climáticas globais e qual o seu papel frente a formulação de exigências para minimizar os riscos desse problema. A forma como a mídia divulga o tema amplia e maximiza a perceção do risco e muitas vezes distorce a realidade. Como considerações, podemos apontar que a mídia atua como um agente legitimador de agendas públicas sobre as mudanças climáticas e ao generalizar os discursos, contribui para a mercantilização do clima.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/34901
ISBN: 978-989-96253-3-4 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-96253-3-4_100
Rights: open access
Appears in Collections:Multidimensão e territórios de risco

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
100.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.