Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35098
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dc.contributor.authorMiranda, Maria Margarida-
dc.contributor.otherFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Instituto de Estudos Clássicos, ed. lit.-
dc.date.accessioned2014-12-29T12:26:25Z
dc.date.accessioned2020-10-03T19:28:45Z-
dc.date.available2014-12-29T12:26:25Z
dc.date.available2020-10-03T19:28:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn2183-1718-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/35098-
dc.description.abstractPara Quintiliano, a formação literária ocupa um papel predominante na formação do orador, pela razão que ele expõe no início do Livro 8 (Prohoemium 13). Uma das razões reside na diferença entre loqui e eloqui. Eloquente é aquele que usa de uma linguagem ornamentada (ornate autem dicere proprium esse eloquentis). A tradução moderna do termo latino ornatus, palavra‑chave da doutrina do estilo em Quintiliano, perdeu de vista a propriedade do seu significado original. Longe de designar os adornos, ou expedientes de beleza literária, a palavra ornamenta designava as próprias ‘armas’, o ‘material de guerra’. À luz do pensamento de Quintiliano sobre o estilo, a A. reexamina noções como ornatus e perspicuitas, concluindo que a doutrina do estilo em Quintiliano é muito mais do que uma questão de estética literária. É também uma questão de poder de persuasão que reforça a dimensão funcional da retórica como arte da persuasão. Assim entendida, a doutrina da elocutio em Quintiliano é um instrumento a recuperar nos estudos de retórica.por
dc.description.abstractFor Quintilian, literary education plays a preponderant role in forming the orator, for reasons presented at the beginning of Book 8 (Prohoemium 13). One of the reasons for this can be found in the difference between loqui and eloqui. ‘Eloquent’ is applicable to the user of ornate language (ornate autem dicere proprium esse eloquentis). The modern translation of the term ornatus, a key‑word in Quintilian’s doctrine of style, has lost sight of its original meaning, which tended to emphasize the link with arms and warfare, rather than with adornments and literary beauty. The article aims to rethink the notions of ornatus and perspicuitas, concluding that Quintilian’s doctrine of style is far more than an issue of literary aesthetics. Its main focus is persuasion.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectQuintilianeng
dc.subjectstyleeng
dc.subjectliterary aestheticseng
dc.subjectrhetoriceng
dc.subjectpersuasioneng
dc.subjectQuintilianopor
dc.subjectestilopor
dc.subjectestética literáriapor
dc.subjectretóricapor
dc.subjectpersuasãopor
dc.titleDa espada embainhada à espada em riste: doutrina do estilo em Quintilianopor
dc.title.alternativeFrom sheathed to wielded sword: about Quintilians's doctrine on stylepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionHumanitas vol. 66-
uc.publication.firstPage257-
uc.publication.lastPage267-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleHumanitas-
uc.publication.volume66por
dc.identifier.doi10.14195/2183-1718_66_13-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/35098/263115/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/35098/263115/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12068758-
item.fulltextWith Fulltext-
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