Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35516
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPousada, Pedro-
dc.contributor.editorUniversidade de Coimbra. Faculdade de Letras (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2015-01-14T12:08:38Z
dc.date.accessioned2020-09-18T09:08:10Z-
dc.date.available2015-01-14T12:08:38Z
dc.date.available2020-09-18T09:08:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0870-4112-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/35516-
dc.description.abstractThe present article sums up an ongoing research into an assorted group of site-specifi c objects developed by Gordon Matta-Clark (1943-1978). I turned my scope into the way his works advance a perception of urban isolation, voyeurism and physical bareness in the space-time conjuncture of late modernity. This article also argues that G.M-C interest on the concept of open building surgery and his extractive performance on the demise of a built environment explores the visual and semantic ambiguities that defi ne the two chief western culture approaches surrounding the appropriation and transformation of humanized space: one takes space as an abstract entity, a trope of geometry, a fi gure-ground relation, but in fact mediating it through western aesthetics, class differentiation, serialization, property laws and bureaucracy. The other approach assumes space as an anthropological and non-productive construction. A construction based on metaphorical processes and where poetic and visual analogies have their social and cultural returns. We can clearly contextualize as subjects of this dialectic the derivative non-objects that range from Bronx Floors (1973) to the Parisian site-specifi c Conical Intersect (1975).eng
dc.description.abstractO presente artigo resume uma investigação ainda em curso sobre um grupo variado de objetos site-specifi cs desenvolvidos por Gordon Matta-Clark (1943- -1978) entre 1973-1978. O meu interesse foca-se no modo como os seus trabalhos artísticos percepcionam e problematizam temas como o isolamento, o voyeurismo e o vazio urbano na conjuntura espaço temporal da modernidade tardia. Coloco também a hipótese de que o interesse de GM-C pela abertura cirúrgica de superfícies em edifícios abandonados, que o seu desempenho extractivo em torno da morte de um ambiente construído pretende dialectizar as ambiguidades visuais e semânticas que defi nem as duas principais concepções ocidentais de apropriação e transformação do espaço humanizado: uma que compreende e trabalha o espaço como uma entidade abstracta, como um tropo da geometria cartesiana, uma relação fi gura-fundo desligada da história, mas que na verdade se defi ne historicamente como uma concepção mediada e construída pela estética ocidental, pela diferenciação de classes, pela serialização e pelas leis da propriedade e da burocracia. A outra abordagem confi gurando o espaço como uma construção antropológica e improdutiva. Uma construção fundada em processos metafóricos e onde a poética do sensível e as analogias visuais têm a sua retroactividade social e cultural. Podemos contextualizar como agentes dessa dialéctica o seu corpo de trabalho posicionado entre os Bronx Floors (1973) e o site-specifi c parisiense Conical Intersect (1975).por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectArchitectureeng
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectModernismeng
dc.subjectRuineng
dc.subjectMonumenteng
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectArte Contemporâneapor
dc.subjectModernismopor
dc.subjectRuínapor
dc.subjectMonumentopor
dc.titleA ruína e a memória reprimida como estilos da cidade moderna: os trabalhos de Gordon Matta-Clarkpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionBiblos vol. XI-
uc.publication.firstPage425-
uc.publication.lastPage454-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleBiblos-
uc.publication.volume11por
dc.identifier.doi10.14195/0870-4112_11_18-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.digCollectionIP-
uc.publication.digCollectionB1-
uc.publication.orderno19-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/35516/217354/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/35516/217354/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11274265-
uc.itemId71557-
uc.thumbnail.urihttps://dl.uc.pt/iiif-imgsrv/11274203/dl!3!11!63!00!116300270070979023754283532910258590054-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Biblos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
biblos_xi_cap19.pdf4.35 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.