Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35519
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dc.contributor.authorSaraiva, Tânia-
dc.contributor.editorUniversidade de Coimbra. Faculdade de Letras (ed. lit.)-
dc.date.accessioned2015-01-14T12:26:23Z
dc.date.accessioned2020-09-18T09:08:12Z-
dc.date.available2015-01-14T12:26:23Z
dc.date.available2020-09-18T09:08:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0870-4112-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/35519-
dc.description.abstractThis text focuses on the artwork Potlatch made in 1976 by the Portuguese artist Leonel Moura (Lisbon, 1948), and aims to analyze it in its various dimensions. Firstly, the author considers the use of the photographic medium in this series of twenty pictures in black and white, an artistic election of libertarian gesture in vogue with the international trends of research and experimentation of new operating fi elds, conceptual nature, and questioning of the prevailing artistic paradigm. Following this is a formal and interpretative analysis of the set, particularly taking into account its sequential and narrative character as well as the staging of the artist’s suicide, evocative of certain photographic artifi ces, theoretical and critical postures on the death of the author and the end of art assumptions. In conclusion it is considered the ideological and political dimension of the artwork, its relationship with the Letterist International, given that Leonel Moura borrows the word potlatch from the letterist bulletin, and the Situationism of Guy Debord.eng
dc.description.abstractO presente texto centra-se na obra Potlatch realizada em 1976 pelo artista português Leonel Moura (Lisboa, 1948) e pretende analisá-la nas suas várias dimensões. Num primeiro momento, refl ecte-se sobre a utilização do medium fotográfi co nesta série de vinte imagens a preto e branco, eleição artística de gesto libertário, em voga com as tendências internacionais de pesquisa e experimentação de novos campos operativos, de cariz conceptual, e de questionamento do paradigma artístico vigente. Segue-se uma análise formal e interpretativa do conjunto, atendendo, em particular, ao seu carácter sequencial, narrativo e à encenação do suicídio do artista, convocando, naturalmente, certos artifícios fotográfi cos e posturas teórico-críticas em torno das premissas da morte do autor e do fi m da arte. Num momento fi nal é considerada a dimensão ideológica e política da obra, a sua relação com a Internacional Letrista, dado que vai buscar o vocábulo potlatch ao título do boletim letrista, e com o Situacionismo de Guy Debord.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectphotographyeng
dc.subjectconceptualeng
dc.subjectstagingeng
dc.subjectdeath of the authoreng
dc.subjectLetterist Internationaleng
dc.subjectfotografiapor
dc.subjectconceptualpor
dc.subjectencenaçãopor
dc.subjectmorte do autorpor
dc.subjectInternacional Letristapor
dc.titlePotlatch ou a morte do artista: um acto fotográfico de Leonel Mourapor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionBiblos vol. XI-
uc.publication.firstPage495-
uc.publication.lastPage509-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleBiblos-
uc.publication.volume11por
dc.identifier.doi10.14195/0870-4112_11_21-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.digCollectionIP-
uc.publication.digCollectionB1-
uc.publication.orderno22-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
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