Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/35887
Title: | As coleções de escultura em madeira do Museu Grão Vasco e do Museu Nacional de Arte Antiga: um contributo da ciência para a Arte | Authors: | Nabais, Cristina Rodrigues, Dalila |
Keywords: | Escultura em madeira;Museu Nacional de Arte Antiga;Museu Grão Vasco | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | No âmbito do projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia sobre o «Estudo das madeiras da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Grão Vasco – implicações na conservação e restauro», o objetivo central foi identificar as madeiras da coleção de escultura dos referidos museus, cujos resultados agora se publicam. A intervenção de especialistas de várias áreas científicas contribuiu para a multiplicidade das reflexões aqui apresentadas e para o significativo avanço no conhecimento da coleção. Isso salienta‑se não só ao nível da identificação técnica e do comportamento estético dos materiais, mas também no que diz respeito à história das tecnologias da Escultura Portuguesa em contexto alargado. Estes resultados podem também ser entendíveis na história económica e social do País, estando implícita a sua relação com o aproveitamento das manchas florestais autóctones do território português, ou com ciclos de relações económicas e comerciais com territórios europeus, contribuindo assim para o conhecimento mais preciso da geografia de produção, esclarecendo‑se dúvidas sobre peças importadas ou de fabrico local. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/35887 | ISBN: | 978-989-26-0530-2 978-989-26-0710-8 (PDF) |
DOI: | 10.14195/978-989-26-0710-8 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Pombalina |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
as_cole_es_de_escultura_em_madeira.pdf | 28.42 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.