Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/35928
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Cláudia Sofia Rodrigues | |
dc.contributor.author | Carvalho, José Valério de | |
dc.contributor.author | Póvoa, Ana Paula Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T14:27:58Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T15:17:39Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T14:27:58Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T15:17:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0737-5 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0738-2 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/35928 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, o aumento da concorrência nos mercados faz com que o ciclo de vida dos produtos diminua e a variedade dos produtos aumente para satisfazer as necessidades dos clientes. Por estas razões, as empresas foram obrigadas a introduzir flexibilidade nos sistemas produtivos a fim de conseguirem satisfazer a procura. Esta flexibilidade trouxe desafios nomeadamente na configuração dos layouts e no planeamento da produção. Neste contexto surge o presente trabalho que se propõe desenvolver um modelo que ajude a responder aos desafios que surgem na indústria automóvel, em que, para lidar com as flutuações da procura ao longo do ano usando eficazmente a capacidade disponível, se adotou a estratégia de montar veículos diferentes na mesma linha de produção. Esta estratégia dá origem a problemas novos que é necessário abordar. Para o efeito, desenvolvemos um modelo de programação inteira para decidir a sequenciação de veículos na linha de produção que considera a capacidade de produção limitada, que os carros para mercados especiais devem ser produzidos no início do turno, e que os carros da mesma cor devem ser agrupados. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação do Programa MIT-Portugal, e teve como referência a linha de montagem de um parceiro industrial deste projeto, cuja identidade está protegida por um acordo de confidencialidade. Os resultados da investigação indicam que é possível desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão que permite fazer o planeamento diário da sequenciação, obtendo um melhor planeamento de trabalhadores extra quando as restrições de capacidade não podem ser cumpridas, para além de permitir uma melhor sincronização entre a pintura e a montagem final e de apoiar uma melhor logística com os fornecedores de peças pintadas. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/35906 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Sequenciação de veículos | por |
dc.subject | Planeamento da produção | por |
dc.subject | Otimização | por |
dc.subject | Programação inteira | por |
dc.subject | Heurísticas | por |
dc.title | Otimização da sequência de veículos na montagem final de uma empresa da indústria automóvel: estudo de um caso | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 287 | - |
uc.publication.lastPage | 314 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-0738-2_8 | - |
uc.publication.section | Parte II: setor da Indústria | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 9 | - |
uc.publication.area | Ciências Exatas | por |
uc.publication.bookTitle | Investigação operacional em ação: casos de aplicação | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/35928/209605/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/35928/209605/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11155274 | - |
uc.publication.parentItemId | 54487 | - |
uc.itemId | 69957 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Investigação operacional em ação: casos de aplicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
investiga__o_operacional_artigo9.pdf | 834.71 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.