Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35928
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dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Sofia Rodrigues
dc.contributor.authorCarvalho, José Valério de
dc.contributor.authorPóvoa, Ana Paula Barbosa
dc.date.accessioned2015-03-09T14:27:58Z
dc.date.accessioned2020-09-09T15:17:39Z-
dc.date.available2015-03-09T14:27:58Z
dc.date.available2020-09-09T15:17:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-26-0737-5
dc.identifier.isbn978-989-26-0738-2 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/35928-
dc.description.abstractAtualmente, o aumento da concorrência nos mercados faz com que o ciclo de vida dos produtos diminua e a variedade dos produtos aumente para satisfazer as necessidades dos clientes. Por estas razões, as empresas foram obrigadas a introduzir flexibilidade nos sistemas produtivos a fim de conseguirem satisfazer a procura. Esta flexibilidade trouxe desafios nomeadamente na configuração dos layouts e no planeamento da produção. Neste contexto surge o presente trabalho que se propõe desenvolver um modelo que ajude a responder aos desafios que surgem na indústria automóvel, em que, para lidar com as flutuações da procura ao longo do ano usando eficazmente a capacidade disponível, se adotou a estratégia de montar veículos diferentes na mesma linha de produção. Esta estratégia dá origem a problemas novos que é necessário abordar. Para o efeito, desenvolvemos um modelo de programação inteira para decidir a sequenciação de veículos na linha de produção que considera a capacidade de produção limitada, que os carros para mercados especiais devem ser produzidos no início do turno, e que os carros da mesma cor devem ser agrupados. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação do Programa MIT-Portugal, e teve como referência a linha de montagem de um parceiro industrial deste projeto, cuja identidade está protegida por um acordo de confidencialidade. Os resultados da investigação indicam que é possível desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão que permite fazer o planeamento diário da sequenciação, obtendo um melhor planeamento de trabalhadores extra quando as restrições de capacidade não podem ser cumpridas, para além de permitir uma melhor sincronização entre a pintura e a montagem final e de apoiar uma melhor logística com os fornecedores de peças pintadas.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/35906por
dc.rightsopen access-
dc.subjectSequenciação de veículospor
dc.subjectPlaneamento da produçãopor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectProgramação inteirapor
dc.subjectHeurísticaspor
dc.titleOtimização da sequência de veículos na montagem final de uma empresa da indústria automóvel: estudo de um casopor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage287-
uc.publication.lastPage314-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0738-2_8-
uc.publication.sectionParte II: setor da Indústriapor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno9-
uc.publication.areaCiências Exataspor
uc.publication.bookTitleInvestigação operacional em ação: casos de aplicação-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/35928/209605/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/35928/209605/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11155274-
uc.publication.parentItemId54487-
uc.itemId69957-
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