Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/35932
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Tânia Rodrigues Pereira | |
dc.contributor.author | Gomes, Maria Isabel | |
dc.contributor.author | Póvoa, Ana Paula Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T14:58:51Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T15:17:33Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T14:58:51Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T15:17:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0737-5 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0738-2 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/35932 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre o planeamento de sistemas logísticos associados à recolha de resíduos recicláveis. Pretende-se definir as áreas de influência de depósitos e as rotas de recolha para três tipos de resíduos de embalagens – vidro, papel/cartão e plástico/metal. A empresa em estudo, a Valnor, define as áreas de recolha (ou de influência) dos depósitos com base nos limites geográficos dos municípios, sendo todos os materiais recicláveis em cada local de recolha recolhidos a partir do mesmo depósito. A empresa deseja agora reestruturar as rotas efetuadas pelos veículos com o objetivo de reduzir a distância total percorrida e, consequentemente, diminuir os seus custos operacionais. De modo a melhor apoiar esta tomada de decisão da empresa, estudaram-se três cenários relativamente à configuração das áreas de recolha dos depósitos: (i) manter as áreas de recolha atuais e otimizar as rotas de recolha; (ii) reestruturar as áreas de recolha tornando-as distintas para cada material reciclável (cada depósito poderá ter três áreas de recolha diferentes); (iii) reestruturar as áreas de recolha por depósito (cada depósito terá apenas uma área de recolha comum aos três materiais). Com vista à resolução do problema, foi desenvolvido um método híbrido que combina procedimentos exatos com procedimentos heurísticos. A aplicação de técnicas de investigação operacional para a resolução deste caso permitiu encontrar soluções mais vantajosas face à situação atual implementada na empresa. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/35906 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Recolha de resíduos recicláveis | por |
dc.subject | Áreas de influência | por |
dc.subject | Roteamento | por |
dc.subject | Planeamento | por |
dc.title | Reestruturação de áreas de influência e de rotas de veículos num sistema de recolha de resíduos recicláveis | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 437 | - |
uc.publication.lastPage | 473 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-0738-2_12 | - |
uc.publication.section | Parte III: setor da logística e transportes | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 13 | - |
uc.publication.area | Ciências Exatas | por |
uc.publication.bookTitle | Investigação operacional em ação: casos de aplicação | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/35932/209536/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/35932/209536/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11152822 | - |
uc.publication.parentItemId | 54487 | - |
uc.itemId | 69940 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Investigação operacional em ação: casos de aplicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
investiga__o_operacional_artigo13.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.