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https://hdl.handle.net/10316.2/35934
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Relvas, Susana | |
dc.contributor.author | Póvoa, Ana Paula F. D. Barbosa | |
dc.contributor.author | Matos, Henrique A. | |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T15:40:56Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T15:17:33Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T15:40:56Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T15:17:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0737-5 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-0738-2 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/35934 | - |
dc.description.abstract | A cadeia de abastecimento do petróleo (CAP) engloba várias entidades e funções, desde a exploração e transformação de crude, até à distribuição final. A competitividade no setor e os custos crescentes têm levado os seus decisores a procurar novas estratégias e melhorias nos processos a vários níveis, nomeadamente na vertente logística desta cadeia. É exemplo de atividade logística na CAP a Companhia Logística de Combustíveis (CLC), que é responsável pela operação do oleoduto multiproduto entre a Refinaria de Sines e o Parque de Tanques em Aveiras de Cima bem como pela gestão de inventário dos derivados de petróleo que chegam ao seu centro de distribuição, em Portugal. O planeamento do transporte de produtos pelo oleoduto requer a integração da competição entre produtos no escalonamento do transporte, com o fornecimento do mercado e a produção de derivados a montante. Neste sentido, surgiu em 2005 a colaboração científico-tecnológica entre a CLC e o Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de sistematizar e otimizar o planeamento de operações a cargo desta empresa. Este objetivo passa pelo estudo do escalonamento do transporte de produtos através de oleodutos multiproduto com integração da gestão de inventário no Parque de Tanques. A metodologia adotada consiste no desenvolvimento de modelos matemáticos de programação linear inteira mista (MILP – Mixed Integer Linear Programming) suportados por heurísticas desenhadas para reduzir a complexidade do espaço de soluções e obter soluções em períodos de tempo útil. O objetivo final desta investigação é o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão para o planeamento das operações neste sistema logístico, cujo processo de validação, desenvolvimento e atualização decorre atualmente junto da CLC. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/35906 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Oleoduto multiproduto | por |
dc.subject | Gestão de inventário | por |
dc.subject | Escalonamento | por |
dc.subject | Reescalonamento | por |
dc.subject | Programação matemática | por |
dc.subject | Tempo e volume contínuos | por |
dc.title | Transporte multiproduto por oleoduto e gestão de parque de tanques: o caso da companhia logística de combustíveis | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 475 | - |
uc.publication.lastPage | 513 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-0738-2_13 | - |
uc.publication.section | Parte III: setor da logística e transportes | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 14 | - |
uc.publication.area | Ciências Exatas | por |
uc.publication.bookTitle | Investigação operacional em ação: casos de aplicação | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/35934/209540/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/35934/209540/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11152978 | - |
uc.publication.parentItemId | 54487 | - |
uc.itemId | 69941 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Investigação operacional em ação: casos de aplicação |
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File | Description | Size | Format | |
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