Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35934
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRelvas, Susana
dc.contributor.authorPóvoa, Ana Paula F. D. Barbosa
dc.contributor.authorMatos, Henrique A.
dc.date.accessioned2015-03-09T15:40:56Z
dc.date.accessioned2020-09-09T15:17:33Z-
dc.date.available2015-03-09T15:40:56Z
dc.date.available2020-09-09T15:17:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-26-0737-5
dc.identifier.isbn978-989-26-0738-2 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/35934-
dc.description.abstractA cadeia de abastecimento do petróleo (CAP) engloba várias entidades e funções, desde a exploração e transformação de crude, até à distribuição final. A competitividade no setor e os custos crescentes têm levado os seus decisores a procurar novas estratégias e melhorias nos processos a vários níveis, nomeadamente na vertente logística desta cadeia. É exemplo de atividade logística na CAP a Companhia Logística de Combustíveis (CLC), que é responsável pela operação do oleoduto multiproduto entre a Refinaria de Sines e o Parque de Tanques em Aveiras de Cima bem como pela gestão de inventário dos derivados de petróleo que chegam ao seu centro de distribuição, em Portugal. O planeamento do transporte de produtos pelo oleoduto requer a integração da competição entre produtos no escalonamento do transporte, com o fornecimento do mercado e a produção de derivados a montante. Neste sentido, surgiu em 2005 a colaboração científico-tecnológica entre a CLC e o Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de sistematizar e otimizar o planeamento de operações a cargo desta empresa. Este objetivo passa pelo estudo do escalonamento do transporte de produtos através de oleodutos multiproduto com integração da gestão de inventário no Parque de Tanques. A metodologia adotada consiste no desenvolvimento de modelos matemáticos de programação linear inteira mista (MILP – Mixed Integer Linear Programming) suportados por heurísticas desenhadas para reduzir a complexidade do espaço de soluções e obter soluções em períodos de tempo útil. O objetivo final desta investigação é o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão para o planeamento das operações neste sistema logístico, cujo processo de validação, desenvolvimento e atualização decorre atualmente junto da CLC.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/35906por
dc.rightsopen access-
dc.subjectOleoduto multiprodutopor
dc.subjectGestão de inventáriopor
dc.subjectEscalonamentopor
dc.subjectReescalonamentopor
dc.subjectProgramação matemáticapor
dc.subjectTempo e volume contínuospor
dc.titleTransporte multiproduto por oleoduto e gestão de parque de tanques: o caso da companhia logística de combustíveispor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage475-
uc.publication.lastPage513-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0738-2_13-
uc.publication.sectionParte III: setor da logística e transportespor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno14-
uc.publication.areaCiências Exataspor
uc.publication.bookTitleInvestigação operacional em ação: casos de aplicação-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/35934/209540/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/35934/209540/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11152978-
uc.publication.parentItemId54487-
uc.itemId69941-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Investigação operacional em ação: casos de aplicação
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
investiga__o_operacional_artigo14.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.