Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/35937
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dc.contributor.authorMiguéis, Vera L.
dc.contributor.authorCamanho, Ana S.
dc.contributor.authorCunha, João Falcão e
dc.date.accessioned2015-03-10T09:39:37Z
dc.date.accessioned2020-09-09T15:17:34Z-
dc.date.available2015-03-10T09:39:37Z
dc.date.available2020-09-09T15:17:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-26-0737-5
dc.identifier.isbn978-989-26-0738-2 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/35937-
dc.description.abstractUma boa relação entre as empresas e os seus clientes é um factor essencial para a competitividade das empresas. De facto, a fidelização dos clientes é um requisito para o sucesso sustentado de uma empresa. Este artigo propõe um método de apoio ao desenho de promoções diferenciadas para empresas de retalho, que visa reforçar a relação das empresas com os seus clientes. Este método baseia-se no conhecimento extraído de dados transacionais recolhidos através de cartões de fidelização. Inicialmente, os clientes são segmentados usando o algoritmo de agrupamento k-médias e posteriormente o perfil dos clientes integrados em cada grupo é caracterizado através de uma árvore de decisão. De seguida, identificam-se os produtos que são comprados em conjunto pelos clientes de cada segmento, e que constituem a base das promoções diferenciadas propostas. O estudo apresentado é feito em colaboração com uma empresa europeia que opera no domínio do retalho de base alimentar.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/35906por
dc.rightsopen access-
dc.subjectRetalhopor
dc.subjectPromoçõespor
dc.subjectData Miningpor
dc.subjectAgrupamentopor
dc.subjectClassificaçãopor
dc.subjectAssociaçãopor
dc.titleDesenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientespor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage565-
uc.publication.lastPage587-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0738-2_15-
uc.publication.sectionParte IV: setor dos serviçospor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno16-
uc.publication.areaCiências Exataspor
uc.publication.bookTitleInvestigação operacional em ação: casos de aplicação-
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uc.itemId69943-
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