Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36096
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLourenço, Luciano-
dc.contributor.authorRocha, João-
dc.date.accessioned2015-03-24T15:05:24Z
dc.date.accessioned2020-10-07T00:34:55Z-
dc.date.available2015-03-24T15:05:24Z
dc.date.available2020-10-07T00:34:55Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1647-7723-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36096-
dc.description.abstractOs incêndios florestais, motivados por causas antrópicas e naturais, constituem, na actualidade, a principal ameaça à floresta portuguesa. Por sua vez, as causas acidentais, que estão na origem de muitos deles, correspondem a um cluster específico em termos das suas causas. Os incêndios florestais nas imediações e/ou contiguidade da linha de caminho de ferro apresentam um valor relativamente reduzido no contexto geral dos incêndios em Portugal. No entanto, no conjunto das causas acidentais, revelam um quantitativo relativamente significativo, com consequências nos totais de área ardida e, sobretudo, na operacionalidade e interrupção temporária da circulação de composições ferroviárias.por
dc.description.abstractLes incendies de forêt, grâce à des causes anthropiques et naturelles, sont, à l’heure actuelle, la principale menace pour les forêts portugaises. En retour, les causes accidentelles, qui sont la source de beaucoup d’entre eux, correspondent à un groupe particulier en termes de leurs causes. Les incendies de forêt dans le voisinage et/ou dans la proximité de la ligne de chemin de fer ont une valeur relativement faible dans le contexte général des incendies au Portugal. Toutefois, dans toutes les causes accidentelles, montrent une quantité relativement importante, avec des implications pour la superficie totale brûlée, et surtout dans l’exploitation et l’interruption de la circulation des trains.fra
dc.description.abstractForest fires, caused by anthropogenic and natural causes, are, at present, the main threat to the Portuguese forest. In turn, the accidental causes, which are the source of many of them, correspond to a particular cluster in terms of their causes. Forest fires in the vicinity and/or adjacent to the railway line have a relatively low value in the general context of the fires in Portugal. However, in all accidental causes, show a quantitatively large, with implications for the total area burned, and especially in the operation and interruption of the movement of trains.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança-
dc.subjectrisk of ignitioneng
dc.subjectrail trafficeng
dc.subjectrailway lineeng
dc.subjectforest fireeng
dc.subjectpreventioneng
dc.subjectrisque d’inflammationfra
dc.subjecttrafic ferroviairefra
dc.subjectchemins de ferfra
dc.subjectincendies de forêtfra
dc.subjectpréventionfra
dc.subjectrisco de igniçãopor
dc.subjectcirculação ferroviáriapor
dc.subjectlinha de caminho de ferropor
dc.subjectincêndio florestalpor
dc.subjectprevençãopor
dc.titleRisco de ignição de incêndios florestais associado à circulação de material ferroviário em linhas de caminho de ferropor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionTerritorium nº 17-
uc.publication.firstPage71-
uc.publication.issue17-
uc.publication.lastPage81-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleTerritorium: Revista Portuguesa de riscos, prevenção e segurança-
dc.identifier.doi10.14195/1647-7723_17_7-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno8-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36096/276319/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36096/276319/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12340613-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Territorium
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
risco_de_ignicao_de_incendios_florestais.pdf11.15 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.