Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36308
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Magnólia
dc.contributor.authorSilva, Pedro Douglas
dc.contributor.authorLouzada, Cassiano
dc.contributor.authorTonelli, Elizângela
dc.date.accessioned2015-04-08T11:02:33Z
dc.date.accessioned2020-09-09T13:30:25Z-
dc.date.available2015-04-08T11:02:33Z
dc.date.available2020-09-09T13:30:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-97106-0-3
dc.identifier.isbn978-989-26-1009-2 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36308-
dc.description.abstractIn the current model of capitalist society and self-sustainability, the geosciences develop impressive importance, especially in terms of resources / mineral reserves and nonrenewable energy goods, such as hydrocarbon. Nevertheless, this science is intrinsically related to human progress and are therefore associated with the construction of dams, tunnels, highways, among others, besides being a parameter for monitoring environmental and hydrogeological interdisciplinarity inherent in the subject. The PROEJA-FIC is an educational program of retraining that was gradually developed in partnership with the Federal Institutes of Brazilian education. Therefore, this paper attempts to present the experience of the project in question at the Federal Institute of Science and Technology of the Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim. Teaching practices - learning is based on interactive geology, striving to achieve the student's interest and the awakening of the individual natural observations, such as using tools, lectures and participatory "Notions of Geology, and the use of material fertility rate - the appropriate pedagogical, using a book of accessible language, basic knowledge in earth sciences, made by authors and teachers in question, specifically for this task. However, after a semester of activities pertaining to Proeja, there was a total utilization of the graduates, so these students as citizens, had no problems with the syllabus of geology and thus were motivated with the technical school in Quarry.eng
dc.description.abstractNo modelo atual de sociedade capitalista e de auto-sustentabilidade, as geociências desenvolvem imponente importância, principalmente no tocante aos recursos / reservas minerais e aos bens energéticos não renováveis, tais como o hidrocarboneto. Não obstante, esta ciência está intrinsecamente relacionada ao progresso humano, estando assim, associada à construção de barragens, túneis, rodovias, dentre outros, além de ser parâmetro para monitoramento ambiental e hidrogeológico nas interdisciplinaridades inerentes ao tema. O PROEJA-FIC é um programa de ensino de requalificação profissional que foi desenvolvido paulatinamente em parcerias com os Institutos Federais de ensino brasileiros. Sendo assim, o presente trabalho procura apresentar a experiência do projeto em questão no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim. As práticas de ensino – aprendizagem se basearam na geologia interativa, procurando atingir o interesse do aluno e o despertar desse indivíduo as observações naturais, usando como ferramentas, aulas expositivas e participativas de “Noções de Geologia”, além do uso de material didádico – pedagógico apropriados, com utilização de apostila de linguagem acessível, de conhecimentos básicos em geociências, confeccionada pelos autores e professores em questão, especificamente para esta empreitada. Contudo, passados um semestre de atividades pertinentes ao Proeja, houve um aproveitamento total dos egressos, sendo assim, estes alunos cidadãos, não apresentaram problemas com o conteúdo programático de geologia e, portanto, se motivaram com o curso técnico em Pedreira.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherLaboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/36282por
dc.rightsopen access-
dc.subjectPROEJA - FICeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.subjectGeoscienceseng
dc.subjectTeaching geologyeng
dc.subjectPROEJA – FICpor
dc.subjectQualificação profissionalpor
dc.subjectGeociênciaspor
dc.subjectEnsino de geologiapor
dc.titleO estado da arte do ensino significativo da geologia: a teoria epistemológica da Educação Profissionalizante associada à geodiversidadepor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage267-
uc.publication.lastPage276-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1009-2_19-
uc.publication.sectionParte II: Modelação de sistemas geológicospor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno19-
uc.publication.areaCiências Naturaispor
uc.publication.bookTitleModelação de sistemas geológicos: livro de homenagem ao Professor Manuel Maria Godinho-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36308/209026/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36308/209026/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11147007-
uc.publication.parentItemId54495-
uc.itemId69836-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Modelação de sistemas geológicos: livro de homenagem ao Professor Manuel Maria Godinho
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_estado_da_arte_do_ensino_significativo.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.