Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36435
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dc.contributor.authorCalado, Isabel-
dc.date.accessioned2015-04-16T13:27:11Z
dc.date.accessioned2020-09-24T05:14:10Z-
dc.date.available2015-04-16T13:27:11Z
dc.date.available2020-09-24T05:14:10Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36435-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que o cinema é também uma construção plástica e retórica da imagem, este texto tem por objectivo desenvolver uma breve reflexão sobre o cinema português, concretamente, a imagem cinematográfica em João César Monteiro, nomeadamente no que respeita à sua relação com duas rationalquestões teóricas relevantes, que igualmente conferiram o título à tese de Wilhelm Worringer, Abstracção e empatia (Abstraktion und einfühlung, 1907). Estas problemáticas serão situadas relativamente ao f i lme Re c o rda ç õ e s da casa amarela (1989), o qual constituiu um momento de relevo na história do cinema em Portugal.por
dc.description.abstractSupposant que le film est aussi une construction plastique et rhétorique de l’image, ce texte vise développer une brève réflexion sur le cinéma portugais, plus précisément, l’image cinématographique dans João César Monteiro, notamment ce qui concerne sa relation avec deux questions théoriques pertinentes, qui ont également conféré le titre à la thèse de Wilhelm Worringer, Abstraction et empathie (Abstraktion und einfühlung, 1907). Ces problématiques seront placés relativement au film Recordações da casa amarela (1989), qui a constitué un moment important dans l’histoire du cinéma au Portugal.fra
dc.description.abstractBased on the principle that cinema is also a plastic and rhetoric construction of image, this text’s goal is to develop a brief reflexion on Portuguese cinema, more specifically, the cinematographic image in João César Monteiro, namely regarding his relation with two relevant theoretical questions, which equally confer the title to the thesis of Wilhelm Worringer, Abstraction and empathy (Abstraktion und einfühlung, 1907). These problematics will be situated regarding the film Recordações da casa amarela (1989), (Memories of the yellow house) which constitutes an important moment in the history of cinema in Portugal.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectTechniqueeng
dc.subjectMaterial imageeng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectMediologyeng
dc.subjectMentalityeng
dc.subjectTechniquefra
dc.subjectImage matériellefra
dc.subjectMédiationfra
dc.subjectMédiologiefra
dc.subjectMentalitéfra
dc.subjectTécnicapor
dc.subjectImagem materialpor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectMediologiapor
dc.titleA imagem sob o signo da fabricação materialidade e técnicas na modelação da arte e da culturapor
dc.title.alternativeImage under the sign of fabrication: materiality and techniques of moulding art and culturepor
dc.title.alternativeImage sous le signe de fabrication: maté-rialité et techniques dans le modelage de l'art et de la culturepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 10-
uc.publication.firstPage147-
uc.publication.issue10-
uc.publication.lastPage165-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_10_9-
uc.publication.sectionCrise e crítica-
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36435/239513/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36435/239513/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11611287-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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