Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36540
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVaz, Cecília-
dc.date.accessioned2015-05-07T11:53:24Z
dc.date.accessioned2020-09-24T05:13:51Z-
dc.date.available2015-05-07T11:53:24Z
dc.date.available2020-09-24T05:13:51Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36540-
dc.description.abstractEm finais de Oitocentos, surge em Paris um novo tipo de estabelecimento nocturno que privilegia uma sociabilidade artística: o cabaré. Este espaço responde a uma vontade de partilha, experimentação e inovação das artes, relacionando-as com um ambiente de entretenimento e boémia. O fenómeno difunde-se pela Europa, chegando a Lisboa no final da I Guerra Mundial. Aqui auto-denominam-se «clubes», mas são genericamente reconhecidos como «cabarés». Locais de sociabilidade mundana, ditam um novo estilo de vida que procura acompanhar o ritmo da década. Neste artigo analisa-se a sociabilidade desenvolvida nestes estabelecimentos, privilegiando o Bristol Club, afirmado ponto de encontro dos artistas modernos.por
dc.description.abstractÀ la fin du XIXème siècle apparait à Paris un nouveau type d'établissement nocturne qui favorise une sociabilité artistique: le cabaret. Cet espace correspond à une volonté de partage, expérimentation et innovation des arts, dans une ambiance bohème. Le phénomène s'étend en Europe, arrivant à Lisbonne à la fin de la première Guerre Mondiale. Ici sont connus comme «cabarets». Lieus de sociabilité mondaine, ils lancent un style de vie qui essaie d'accompagner le rythme de la décade. Cet article analyse la sociabilité développée dans ces établissements, particulièrement le Bristol Club, considéré un point de rendez-vous des artistes modernes.fra
dc.description.abstractAt the end of the 19th century, a new form of night establishment that favors an artistic sociability rises in Paris: the cabaret. This place responds to a desire fur sharing, experimentation and innovation in the arts, relating them to entertainment and bohemia. The phenomenon spreads to Europe and arrives in Lisbon at the end of World War I, where places self-named «clubs» are generally recognized as «cabarets». Dedicated to entertainment, they will try to keep up with the decade. This article analyses the sociability developed in these establishments, particularly the Bristol Club, considered a meeting point for modern artists.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectCabareteng
dc.subjectBohemiaeng
dc.subjectLisboneng
dc.subjectSociabilityeng
dc.subjectModernismeng
dc.subjectCabaretfra
dc.subjectBohèmefra
dc.subjectLisbonnefra
dc.subjectSociabilitéfra
dc.subjectModernismefra
dc.subjectCabarépor
dc.subjectBoémiapor
dc.subjectLisboapor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectModernismopor
dc.titleBoémia nocturna e sociabilidade artística: cabarés em Lisboa nos «loucos anos vinte»por
dc.title.alternativeBohemia night and artistic sociability: cabarets in Lisbon during the «roaring twenties»por
dc.title.alternativeBoheme nocturne e sociabilite artistique: cabares de Lisbonne pendant les «annees folles»por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 9-
uc.publication.firstPage135-
uc.publication.issue9-
uc.publication.lastPage151-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_9_8-
uc.publication.sectionHipóteses de Século-
uc.publication.orderno9-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36540/239333/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36540/239333/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11608728-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Revista Estudos do Século XX
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
boemia_nocturna_e_sociabilidade_artistica.pdf2.29 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.