Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36576
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, António Augusto Simões-
dc.contributor.authorMartinho, António Manuel Matoso-
dc.date.accessioned2015-05-14T09:47:02Z
dc.date.accessioned2020-09-24T05:14:08Z-
dc.date.available2015-05-14T09:47:02Z
dc.date.available2020-09-24T05:14:08Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36576-
dc.description.abstractImagens de um ensino que não foi neutro no seu aparente utiiltarismo, nasceu e morreu polémico porque, na sua essência, tocou a esfera da ideologia. Nascido, possivelmente, nas corporações medievais, firmou-se com as reformas educativas pombalinas, robusteceu-se no Liberalismo com a legislação de António Augusto de Aguiar, atingiu o brilho com a acção de Emídio Navarro que o abriu também ao sector feminino, estabilizou com João Franco Castelo Branco, numa simbiose entre o ensino teórico e prático. Com a República e com o Brito Camacho sofreu novo impulso que teria tido maior amplidão se tivesse vingado a reforma de Sidónio Pais. No período da Ditadura Militar, em 1930, caminhou para a sua acentuada profissionalização e, no Estado Novo, com Pires de Lima e Leite Pinto e com o lançamento dos Planos de Fomento atingiu com processos de aprendizagem, virados para a actividade e criatividade um importante papel no panorama do nosso ensino, formando não só técnicos cada vez mais necessários ao crescimento económico e, também, por ter recebido uma boa parte da crescente massa escolar que saturava a capacidade dos liceus, um ensino marcadamente elitista. Veiga Simão não reformou o ensino técnico, englobou-o, fez-lhe perder carácter e identidade. A legislação de 1975 desferiu-lhe o golpe de morte ao instituir o Ciclo Complementar do Ensino Secundário.por
dc.description.abstractImages d'un enseignement qui ne fut pas neutre dans son apparent utilitarisme, est né et mort polémique car, dans son essence, il a touché la sphère de l'idéologie. Né, probablement, dans les corporations mediévales, il s'est fixé moyennant les réformes éducatives pombalines, s'est renforcé lors du Libéralisme avec la législation de António Augusto de Aguiar, a brillé avec l'action de Emídio Navarro qui l'a ouvert également au secteur féminin, s' est stabilisé avec João Franco Castelo Branco, en une symbiose entre l'enseignement théorique et pratique. Avec la République et Brito Camacho, il a connu une nouvelle impulsion qui aurait eu plus d'amplitude si la réforme de Sidónio Pais avait gagné. Durant la Dictature Militaire, en 1930, il a suivi la voie d'une professionnalisation accentuée et, sous l'Etat Nouveau, avec Pires de Lima et Leite Pinto et le lancement des Plans de Fomentation, il a atteint moyennant des processus d'apprentissage, tournés vers l'activité et la créativité, un rôle important dans le panorama de notre enseignement, en formant non seulement des techniciens de plus en plus nécessaires à la croissance économique et, aussi, parce qu'il a reçu une bonne partie de la croissante masse scolaire qui saturait la capacité des lycées, un enseignement élitiste par excellence. Veiga Simão n'a pas reformé l'enseignement technique, il l'a englobé, lui a fait perdre son caractère et son identité. La législation de 1975 lui a assené le coup de grâce en instituant le Cycle Complémentaire de l'Enseignement Secondaire.fra
dc.description.abstractThe idea of an education that was not neutral in its apparent utilitarianism was born and died in controversy because, in its essence, it touched on the ideological. Born, possibly, in the medieval corporations, vocational training became established with the Pombaline educational reforms, grew stronger during Liberalism with the legislation of António Augusto de Aguiar, shone under Emídio Navarro, who opened it up to women, and achieved stability with João Franco Castelo Branco, in a symbiosis between theoretical and practical instruction. With the Republic and Brito Camacho, it would be given a new impulse, which would have been greater had the reforms of Sidónio Pais been passed. Under the Military Dictatorship, in 1930, vocational training became more professional and under the New State, with Pires de Lima and Leite Pinto and the launch of the Incentive Plans, it focussed more on apprenticeship geared towards activity and creativity, now playing an important role on the educational ladscape. Not only were the specialists needed for economic growth trained underthis programme, but also received a growing portion of a school population that was saturating the capacity of the high schools, which were markedly elitist in flavour. Veiga Simão did not reform vocational training, but rather made it all-inclusive, leading to its loss of character and identity. The 1975 legislation dealt the death blow by instituting the Complementary Cycle of Secondary Education.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectstate educationeng
dc.subjectvocational trainingeng
dc.subjectspecialisation/ regionalisation of industrial trainingeng
dc.subjectincentive planeng
dc.subjecthuman capitaleng
dc.subjectinstruction publiquefra
dc.subjectenseignement techniquefra
dc.subjectspécialisation/ régionalisation de l' enseignement industrielfra
dc.subjectplan de fomentationfra
dc.subjectcapital humainfra
dc.subjectinstrução públicapor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectespecialização/ regionalização do ensino industrialpor
dc.subjectplano de fomentopor
dc.subjectcapital humanopor
dc.titleO ensino técnico: um difícil equilíbrio entre a filosofia educativa, o conservadorismo e a dinâmica ecónomicapor
dc.title.alternativeVocational training: a difficult balance between educational philosophy, conservatism and economic changepor
dc.title.alternativeL'enseignement technique: un equilibre difficile entre la philosophie educative, le conservatisme et la dynamique economiquepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 8-
uc.publication.firstPage187-
uc.publication.issue8-
uc.publication.lastPage207-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_8_13-
uc.publication.sectionTeoria e imagens-
uc.publication.orderno14-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36576/239489/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36576/239489/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11610873-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Estudos do Século XX
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_ensino_tecnico.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.