Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36581
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dc.contributor.authorMota, Luís-
dc.date.accessioned2015-05-20T10:54:55Z
dc.date.accessioned2020-09-24T05:14:09Z-
dc.date.available2015-05-20T10:54:55Z
dc.date.available2020-09-24T05:14:09Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36581-
dc.description.abstractConsiderando a memória histórica como um tipo de memória colectiva e uma memória social, reconhecendo na sua génese, para alem da tradição científica, uma multiplicidade de fontes, para a sua abordagem durante o Estado Novo, o presente estudo coloca o enfoque nos discursos produzidos pelos(as) alunos(as)-mestres(as) da Escola do Magistério Primário de Coimbra, no jornal Rumo. Da análise emerge uma certa leitura da História de Portugal, marcada pela hipervalorização do papel individual dos actores sociais, uma perspectiva sobre o ensino da História e uma visão de Portugal enquanto nação, e dos portugueses.por
dc.description.abstractEn considérant la mémoire historique comme un type de mémoire collective et une mémoire sociale, en reconnaissant dans sa genèse la tradition scientifique, une multiplicité de sources, pour son approche pendant l'Estado Novo cette étude met l'accent sur les discours produits par les élèves-maîtres de l'École Normale de Coimbra, dans le journal Rumo. De l'analyse émerge une certaine lecture de l'Histoire du Portugal, marquée par l'hypervalorisation du rôle individuel des acteurs sociaux, une perspective sur l'enseignement de l'Histoire et une vision du Portugal - comme nation, et des Portugais.fra
dc.description.abstractThe present study places the approach in the speeches produced for the pupils-masters of the Escola do Magistério Primário de Coimbra, in the periodical Rumo. To pursue its purpose this paper takes into account the historical memory as a type of collective and social memories, recognizing in its genesis, beyond the scientific tradition, a multiplicity of sources for its boarding during the Estado Novo. Of the analysis it emerges a certain reading of the History of Portugal, marked for the excessive valorisation of the individual paper of the social actors, a perspective on the History's teaching and a vision of Portugal - while a nation, and of the Portuguese.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjecthiscoric memoryeng
dc.subjectEstado Novoeng
dc.subjectHistory of Portugaleng
dc.subjectMagistério Primárioeng
dc.subjectmemoire historiquefra
dc.subjectEstado Novofra
dc.subjectHistoire du Portugalfra
dc.subjectÉcole Normalefra
dc.subjectmemória históricapor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectHistória de Portugalpor
dc.subjectMagistério Primáriopor
dc.titleMemória(s), imagens do passado e discursos identitários na imprensa escolarpor
dc.title.alternativeMemory (ies), images of the past and identity speeches in school's presspor
dc.title.alternativeMemoire(s), images du passé et discours identitaires dans la presse scolairepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 8-
uc.publication.firstPage233-
uc.publication.issue8-
uc.publication.lastPage246-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_8_15-
uc.publication.sectionTeoria e imagens-
uc.publication.orderno16-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36581/239497/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36581/239497/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11611041-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
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