Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36672
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dc.contributor.authorBrock, Maurice
dc.date.accessioned2015-06-11T08:57:46Z
dc.date.accessioned2020-09-09T10:27:10Z-
dc.date.available2015-06-11T08:57:46Z
dc.date.available2020-09-09T10:27:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-26-1014-6
dc.identifier.isbn978-989-26-1015-3 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36672-
dc.description.abstractAlberti’s De pictura opposes the visible floor and buildings’ dimensions with those related with people’s representation. He believes, indeed, that floor paving stones must have one 'arm' lateral dimension, i.e., equivalent to one-third of the total height of a man. It follows that the width and depth of buildings set on the pavement are determined from the latter: they must be evaluated in number of "arms". On the other hand, the height of the buildings should be, according to Alberti, defined over the full height of a man: either equal to it or to an integer multiple of it. This article suggests, based on two case studies, that theoretical precepts are not reflected in artists’ practices. It appears indeed in these works that floor cobblestones dimensions are generally determined from people’s feet (whereas Alberti rejects the use of foot as a unit of measurement). It is also observed that the height of buildings is rarely an integer multiple of the total height of a man.eng
dc.description.abstractNo De pictura, Alberti contrapõe as dimensões visíveis do pavimento e das edificações àquelas dos personagens. Ele considera, com efeito, que os paralelepípedos do pavimento devem ter laterais medindo um “braço”, ou seja, o equivalente a um terço da altura total do homem. Segue‑‑se que a largura e a profundidade das edificações implantadas no pavimento são determinadas a partir deste último: elas devem ser avaliadas em número de “braços”. Por outro lado, a altura dos edifícios deve, segundo Alberti, ser determinada em relação à altura total do homem: seja equivalente a esta altura, seja um múltiplo inteiro. O presente artigo sugere, na base de dois estudos de caso, que os preceitos do teórico não se encontram refletidos nas práticas dos artistas. Constata‑‑se de fato que, nas obras, as dimensões dos paralelepípedos do pavimento são geralmente determinadas a partir dos pés dos personagens (ao passo que Alberti refuta a utilização do pé como unidade de medida). Observa‑se igualmente que a altura das edificações é raramente um múltiplo inteiro da altura total do homem.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/36661por
dc.rightsopen access-
dc.subjectDe Picturaeng
dc.subjectDimensionseng
dc.subjectContradition theorie-pratiqueeng
dc.subjectDe Picturafre
dc.subjectDimensionsfre
dc.subjectContradition theorie-pratiquefre
dc.subjectDe Picturapor
dc.subjectDimensionspor
dc.subjectContradition theorie-pratiquepor
dc.titleO de pictura e a mensurabilidade das edificações pintadaspor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage183-
uc.publication.lastPage198-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1015-3_10-
uc.publication.sectionIV. Espaço e razãopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno11-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleNa génese das racionalidades modernas II: em torno de Alberti e do Humanismo-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36672/208519/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36672/208519/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11139561-
uc.publication.parentItemId54508-
uc.itemId69734-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Na génese das racionalidades modernas II: em torno de Alberti e do Humanismo
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