Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36735
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Isabel-
dc.date.accessioned2015-06-26T11:57:22Z
dc.date.accessioned2020-09-24T05:13:33Z-
dc.date.available2015-06-26T11:57:22Z
dc.date.available2020-09-24T05:13:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36735-
dc.description.abstractAs abordagens do “contemporâneo”, no que respeita aos novos métodos e à interdisciplinaridade, constituem o ponto de partida deste texto. Trata-se essencialmente de proceder a um cruzamento entre o cinema e a pintura, começando, desde logo, por compreender o cinema aqui, sobretudo, como arte do espaço dinâmico, como imagem. Esta relação será instituída, por um lado, no que respeita à conexão da imagem fílmica com os principais movimentos modernistas e vanguardistas da arte do século XX. Por outro lado, num segundo momento, e ainda nesta relação entre cinema e pintura, propomos a compreensão da imagem cinematográfica como construção referencial a partir da imagem pictórica. Finalmente, a leitura deste artigo deverá fazer-se, simultaneamente, ao nível da escrita – conceptual/historicista – e da imagem visual. Não se trata, contudo, de um exercício de simples mimetismo, mas do estabelecimento de uma relação visual, comparativa e interpelativa, entre cinema e pintura, mediante uma abordagem conceptual, histórica e estética da imagem.por
dc.description.abstractLes approches du «contemporain », en ce que concerne les nouvelles méthodes et l’interdisciplinarité, constituent le point de départ de ce texte. Il s’agit essentiellement de croiser le cinéma et la peinture en commençant, tout d’abord, par comprendre le cinéma surtout comme art de l’espace dynamique, comme image. Cette relation sera établie, d’une part, par rapport à la connexion de l’image cinématographique avec les principaux mouvements modernistes et avant-gardistes de l’art du XXe siècle. D’autre part, dans un deuxième moment, et encore sur cette relation entre cinéma et peinture, nous proposons la compréhension de l’image cinématographique comme construction référentielle à partir de l’image pictorique. Enfin, la lecture de cet article devra se faire, simultanément, au niveau de l’écriture – conceptuelle/historiciste – et de l’image visuelle. Il ne s’agit pas, toutefois, d’un exercice de simple mimétisme, mais de l’établissement d’une relation visuelle, comparative et interpellative, entre cinéma et peinture, par moyen d’une approche conceptuelle, historique et esthétique de l’image.fra
dc.description.abstractThe approaches to “contemporaneousness”, according to new methods and interdisciplinarity, are the starting point of this text. It entails linking film to painting, starting with an understanding of film particularly as an art of dynamic space, like image. This link is established, on the one hand, based on the connection of film image with the core 20th century modernist and avant garde art movements. On the other hand, in a second moment, and still within the framework of the link between film and painting, we propose perceiving cinematographic image as the construction of reference through pictorial image. Finally, this paper should be read both at the level of the text – conceptual/historicist – and of visual image. This is not, however, merely a mimetic exercise; it involves creating a visual, comparative and explanatory relationship between film and painting, through a conceptual, historical and aesthetic approach to image.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectPaintingeng
dc.subjectFilmeng
dc.subjectImageeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectPeinturefra
dc.subjectCinémafra
dc.subjectImagefra
dc.subjectHistoirefra
dc.subjectEsthétiquefra
dc.subjectPinturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectImagempor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEstéticapor
dc.titleCinema e pintura: imagem cinematográfica e expressão plásticapor
dc.title.alternativeFilm and painting: cinematographic image and plastic artspor
dc.title.alternativeCinéma et peinture: image cinématographique et expression plastiquepor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 11-
uc.publication.firstPage137-
uc.publication.issue11-
uc.publication.lastPage150-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_11_9-
uc.publication.orderno10-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36735/239117/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36735/239117/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11605807-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Revista Estudos do Século XX
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cinema_e_pintura.pdf3.62 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.