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https://hdl.handle.net/10316.2/36844
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Moleiro, Maria José | - |
dc.contributor.author | Damião, Maria Helena | - |
dc.contributor.author | Festas, Maria Isabel Ferraz | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-03T12:00:28Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T07:53:01Z | - |
dc.date.available | 2015-07-03T12:00:28Z | |
dc.date.available | 2020-09-24T07:53:01Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1645-3530 | - |
dc.identifier.issn | 1647-8622 (digital) | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/36844 | - |
dc.description.abstract | A contextualização da aprendizagem escolar em vivências concretas, reais, autênticas dos alunos, situadas na sua história pessoal, no seu ambiente familiar e social, no seu quotidiano e nos espaços em que se movimentam bem como o apelo aos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, constitui uma opção curricular muito generalizada e que colhe larga aceitação no quadro de teorizações contemporâneas. As boas intenções que se possam reconhecer nos argumentos em que esta concepção de educação assenta – nomeadamente, potenciar a motivação das crianças e jovens como forma de garantir o seu sucesso académico – não devem obstaculizar a sua discussão. Na verdade, não são poucos nem de menor importância os problemas de ordem pedagógica e ética que uma abordagem mais profunda de tal concepção permite identificar. O intuito do presente trabalho é contribuir para essa discussão.Assim, num primeiro momento, assinalam-se alguns problemas de uma e de outra ordem, avançando-se achegas susceptíveis de contribuir para o seu entendimento. De seguida, particularizando o trabalho no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente na área disciplinar de “Estudo do Meio”, exploram-se as “Orientações curriculares e programáticas” que a norteiam, revelando os seus princípios e conteúdos um largo acolhimento da supramencionada concepção. Num terceiro momento, apresenta-se um estudo cujo propósito foi averiguar a transposição desses princípios e conteúdos para manuais escolares que apoiam o ensino na área em questão, nos quatro anos de escolaridade do mesmo ciclo. Trata-se dos três conjuntos de manuais mais adoptados nas escolas portuguesas em dois anos lectivos consecutivos – 2010/2011 e 2011/ /2012. Sendo estes recursos compostos por actividades didácticas foi nelas que a análise se concentrou. Em termos de procedimentos, estabeleceu- se a diferenciação entre contextualização na vida privada e na vida pública dos alunos e ausência de contextualização, a qual fundamentou a construção de uma grelha que permitiu categorizar todas as actividades. Os dados apurados evidenciam uma forte concordância entre estas actividades e as referidas “Orientações curriculares e programáticas” no que respeita à tendência de contextualização na vida privada e pública dos alunos. A confrontação entre os problemas equacionados ao nível teórico e os resultados obtidos no estudo faz sobressair a pertinência da discussãoencetada e a necessidade da sua ampliação. | por |
dc.description.abstract | La contextualisation de l'apprentissage scolaire dans des expériences concrètes, réelles, authentiques des élèves, situées dans leur histoire personnelle, leur environnement familial et social, leur vie quotidienne et les espaces où ils évoluent, en faisant aussi appel à leurs pensées, sentiments et comportements, constitue est une option de programme très généralisée, qui reçoit une large acceptation dans le contexte des théories contemporaines. Les bonnes intentions, que nous pouvons reconnaître dans les arguments qui soutiennent cette conception de l'éducation - à savoir, l'amélioration de la motivation des enfants et des jeunes afin d'assurer leur réussite scolaire - ne peuvent pas être un obstacle à leur discussion. En fait, les problèmes d'ordre pédagogique et éthique, qu'une approche plus approfondie de telle conception permet d'identifier, sont assez nombreux et importants. Le but de ce travail est de contribuer à ce débat. Des problèmes de différents types sont ainsi signalés au premier abord, tout en donnant les pistes susceptibles de contribuer à leur compréhension. Puis, en ciblant le travail du 1er cycle de l'enseignement de base, plus précisément dans le domaine de l'enseignement de l' «étude de l'environnement », nous explorons le «cadre d'orientation du curriculum et du programme» qui le guide, dont les principes et contenus révèlent une large acceptation de cette conception. Troisièmement, nous présentons une étude dont le but était d'examiner la transposition de ces principes et contenus dans les manuels scolaires qui accompagnent l'enseignement dans le domaine en question, pendant les quatre années de scolarité du même cycle. Il s'agit des trois séries des manuels plus utilisés dans les écoles portugaises pendant deux années scolaires consécutives - 2010/2011 et 2011-2012. Les ressources se composant d'activités didactiques, l'analyse a justement porté sur celles-ci. En termes de procédures, une distinction a été établie entre la contextualisation de la vie privée et de la vie publique des élèves et le manque de contextualisation, ceci ayant justifié la construction d’une grille permettant de catégoriser toutes les activités. Les données recueillies montrent une forte corrélation entre ces activités et ce même «cadre d'orientation du curriculum et du programme» en ce qui concerne la tendance de contextualisation de la vie privée et publique des élèves. La confrontation entre les problèmes reconnus au niveau théorique et les résultats obtenus dans l'étude faitressortir la pertinence de la discussion entamée et la nécessité de son élargissement. | fra |
dc.description.abstract | Learning based on the live, real and authentic experiences of students, against the backdrop of their personal history, their home and social settings, their everyday lives and their comfort zones, appealing to their thoughts, feelings and behaviour, constitutes widespread choice of the curriculum and is widely applauded by contemporary theories. All good intentions which may be perceived in the arguments underpinning this concept of education – namely, fostering child and youth motivation for ensuring their academic achievement – should not hinder discussion around it. Indeed, a deeper analysis of this concept unveils quite a few and rather relevant issues of educational and ethical nature. The aim of the present study is to provide some input to this discussion. Therefore, initially a variety of issues are underlined, while possible expla nations are ventured. Secondly, focusing on the 1st cycle of ele-mentary education (1st to 4th years), more particularly on the subject of “Estudo do Meio” (Milieu Studies), the paper looks into the supporting 'Curriculum and programme guidelines', highlighting their principles and contents which are widely granted. Thirdly, the paper introduces a study which assayed the transposition of these principles and contents to school textbooks used to teach the aforementioned subject in the first four years of primary education. These were three sets of textbooks most widely adopted by Portuguese schools in two consecutive school years – 2010/2011 and 2011/2012. Since these textbooks include educational activities, the analysis focused on these. In procedural terms, a line was drawn between learning against the backdrop of the student's private and public lives and the absence of context, which helped to construct a table with the categorisation of all activities. The information collected provides strong evidence of the link between activities and the aforementioned 'Curriculum and programme guidelines' in relation with teaching based on students' private and public milieus. Comparing the issues addressed in theory and the study's findings, it becomes clear that the discussion opened is highly relevant and needs to be expanded. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.subject | Learning Contextualisation | eng |
dc.subject | Privacy | eng |
dc.subject | School Textbooks | eng |
dc.subject | Milieu Studies | eng |
dc.subject | Educational Conceptions | eng |
dc.subject | Ethics of Education | eng |
dc.subject | Contextualisation de l'Apprentissage | fra |
dc.subject | Privacité | fra |
dc.subject | Manuels Scolaires | fra |
dc.subject | Etude de l'Environnement | fra |
dc.subject | Conceptions de l'Éducation | fra |
dc.subject | Ethique et Déontologie de l'Éducation | fra |
dc.subject | Contextualização da aprendizagem | por |
dc.subject | Privacidade | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.subject | Estudo do Meio | por |
dc.subject | Concepções de educação | por |
dc.subject | Ética e Deontologia da Educação | por |
dc.title | Contextualização da aprendizagem: sua representação em manuais escolares de Estudo do Meio | por |
dc.title.alternative | Contextualising learning: representation in the school textbooks of Milieu Studies | por |
dc.title.alternative | Une contextualisation de l'apprentissage: sa representation dans les manuels d'etude de l'environnement | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Revista Estudos do Século XX nº 14 | - |
uc.publication.firstPage | 359 | - |
uc.publication.issue | 14 | - |
uc.publication.lastPage | 377 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Revista Estudos do Século XX | - |
dc.identifier.doi | 10.14195/1647-8622_14_18 | - |
uc.publication.section | Organização da educação e do ensino | - |
uc.publication.orderno | 19 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36844/240310/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36844/240310/manifest | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36844/240310/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36844/240310/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11623663 | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11623663 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Revista Estudos do Século XX |
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